Com foco em manter uma aproximação constante entre a gestão da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e as demandas existentes nas unidades prisionais de Mato Grosso do Sul, a diretoria da instituição tem utilizado a tecnologia para se reunir com diretores e chefias de presídios do interior do estado, em complementação às visitas in loco que também são realizadas.
De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, as reuniões virtuais têm por objetivo encurtar distâncias, para agilizar o contato, discutir necessidades de cada local, expor ideias e, conjuntamente, definir as providências que podem ser adotadas, o que, muitas vezes, são mais difíceis de serem resolvidas apenas por meio de comunicações oficiais, sem esse diálogo direto.
Devido à pluralidade dos assuntos discutidos, como necessidade de aparelhamento, rotinas de segurança e assistência, bem como questões inerentes aos servidores, os encontros virtuais contam também com a participação do diretor-geral da Polícia Penal, Creone da Conceição Batista, e dos três diretores de área: Flávio Rodrigues Marques (Operações), Maria de Lourdes Delgado Alves (Assistência Penitenciária) e Anderson Pimentel (Administração e Finanças), além do chefe da Divisão de Estabelecimentos Penais, Dirceu Belmar Muniz.
“Nossa gestão busca esse espírito de corporativismo, de união de esforços para a execução dos trabalhos, de forma a dar o amparo necessário para quem está na ponta, ouvindo, dialogando e buscando soluções objetivas, para sempre prestarmos um serviço eficiente à sociedade”, destacou Maiorchini, reforçando que as discussões também têm caráter preventivo para evitar situações de crise.
O uso da tecnologia tem como foco os atendimentos às unidades do interior, devido à distância e custos que envolvem os deslocamentos. Já na capital, o dirigente informa que a gestão mantém os contatos presenciais. “Mas continuaremos indo, conforme as possibilidades, até as unidades do interior também, pois queremos essa aproximação maior com os servidores e podermos verificar diretamente a solução de problemas, bem como boas práticas que possam ser replicadas’, pontuou.
Além da maior possibilidade de soluções viáveis, esse diálogo com a diretoria da Agepen reflete diretamente na eficiência dos serviços nas unidades prisionais. É o que assegura o diretor do Estabelecimento Penal de Aquidauana, Cláudio Reis Alviço. “É um momento novo para todos nós com essas novas atribuições que vêm sendo assumidas pela Polícia Penal e nos sentimos mais seguros em desenvolver esses serviços graças ao apoio e atenção que recebemos de toda a diretoria”, agradeceu, durante reunião virtual realizada esta semana.