A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) já conta com uma sala específica para o Núcleo de Indentidade Funcional.
Equipamentos para a identificação e expedição foram instalados esta semana na Sede Administrativa da Instituição, que servirá como um polo do Instituto de Identificação específico para este serviço.
Técnicos da empresa Montreal, fornecedora dos equipamentos, também realizaram orientações sobre as dinâmicas dos procedimentos às policiais penais Juliana Priscila da Silva Oliveira e Maridiane Coutinho Echevarria responsáveis pelo serviço.
Um campo específico está sendo preparado para ser disponibilizado no site da Agepen, com todas as orientações e informações necessárias, de forma bem detalhada. Também será criado um e-mail para envio da documentação.
A perspectiva é que na Fase I sejam realizados os cadastramentos de todos os servidores ativos e aposentados, e a Fase II seja a parte operacional com a realização da coleta biométrica. No primeiro momento, na fase biométrica, serão atendidos os servidores ativos e inativos da capital e depois os do interior do estado, de forma prestativa e organizada.
A padronização da Identidade Funcional será oficializada no Diário Oficial. O documento, que será assinado pelo diretor-geral da Polícia Penal, seguirá o padrão das demais forças de segurança do estado. Os recursos para a emissão já estão garantidos junto ao Instituto de Identificação, responsável pela expedição do documento.