Com foco em propiciar aos servidores um treinamento efetivo e eficaz para gerenciar crises e desenvolver técnicas de negociação no Sistema Prisional, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio de sua Escola Penitenciária (Espen), realiza, em novembro, o Curso de Gestão de Crises e Técnicas de Negociação, na cidade de Dourados.
Edital de abertura foi publicado pela Escola Penitenciária na edição desta terça-feira (26.10) do Diário Oficial do Estado (DOE). Estão sendo oferecidas 50 vagas para servidores da Agepen e outras 10 vagas serão destinadas para instituições coirmãs, como forma de retribuir as parcerias. As matrículas estão abertas e serão deferidas por ordem de chegada das inscrições, até o limite de vagas. As inscrições devem ser feitas no Portal ESPEN: www.cursos.ms.gov.br/Espen e se encerram nesta quinta-feira (28.10), às 12 horas.
A qualificação terá carga horária de 40 horas e envolverá aulas teóricas e práticas, capacitando o aluno a implantar ou implementar os planos de doutrinas de gerenciamento de grises e desenvolvimento de técnicas de negociação. Entre as disciplinas envolvidas estão: Planejamento, Técnicas de Escuta Ativa, Sobrevivência do Refém e Tomada e Decisões.
O projeto será executado pela ESPEN, em parceria com a Penitenciária Estadual de Dourados, e visa proporcionar aos servidores conhecimentos e habilidades necessárias para o desempenho das novas atribuições, ante a necessidade da instituição estar preparada para sua própria e total gestão, em todas as suas áreas de atuação.
O curso está previsto para iniciar no dia 1º de novembro com o conteúdo remoto, pré-requisito para aulas presenciais. A etapa presencial inicia no dia 5 de novembro, e prossegue até o dia 7, no período das 7h às 18h, no C-TED Brasil Clube de Tiro Esportivo e Defensivo, em Dourados.
A qualificação profissional está entre as diretrizes previstas na Lei nº. 4.490, de 3 de abril de 2014, bem como na Matriz Curricular Nacional para a Educação em Serviços Penitenciários. As aulas respeitarão as recomendações do Governo, em face à pandemia e as orientações de biossegurança, como utilização de máscaras, álcool em gel, entre outros.
Clique aqui e confira o Edital completo a partir da página 215.