Internas do semiaberto da capital são beneficiadas com mamografia gratuita no Rede Solidária

Categoria: Saúde Prisional | Publicado: terça-feira, maio 3, 2022 as 15:07 | Voltar

Em parceria com a Agência Estadual de Administração do sistema Penitenciário (Agepen), o Programa Rede Solidária disponibilizou exames de mamografia para internas do semiaberto de Campo Grande, na manhã desta terça-feira (3.5). A iniciativa é desenvolvida pelo Governo do Estado, através da ação Saúde da Mulher, em conjunto com Hospital de Amor de Barretos.

Reeducandas também receberam kits de higiene e máscara

A ação atendeu 13 custodiadas com idade entre 40 e 62 anos. "Mesmo privada de liberdade toda mulher tem o direito de cuidar de sua saúde. Sabendo dessa demanda da Agepen, buscamos essa parceria com todo respeito e atenção que as mulheres merecem", destaca Marivania Delmondes, assistente social do Rede Solidária II.

As internas foram acolhidas em uma roda de conversa com orientações sobre saúde da mulher em parceria com o curso de Enfermagem da faculdade Unigran de Campo Grande. Também foram distribuídos kits de higiene e máscaras.

"É muito importante para nós, que estamos a frente do trabalho com as internas, disponibilizar ações que humanizem esse período. Essa foi uma oportunidade valiosa, temos uma rotatividade muito grande de internas, às vezes não conseguimos um número significativo de mulheres na faixa etária exigida para fazer a mamografia. Aqui foi possível trazer um número reduzido, com total segurança, através da escolta da Agepen, e promover saúde para as custodiadas", relata Cleide Freitas, diretora do Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto de Campo Grande.

A Ação Saúde da Mulher, promovida pelo Rede Solidária II, atendeu cerca de 200 mulheres com exames gratuitos de preventivo e mamografia disponibilizados pelo trabalho itinerante do Hospital de Amor de Barretos.

Com informações da assessoria da Rede Solidária.

Publicado por: imprensaagepen

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.