Campo Grande (MS) – Com objetivo de proporcionar formação profissional aos reeducandos na área de artesanato, o Presídio de Trânsito de Campo Grande (Ptran) promoveu um curso de trabalhos manuais em barbante e ponto Cruz. A capacitação deve duração de dois dias e foi dividida em duas turmas, básica e avançada, para o melhor aproveitamento das aulas.
Realizada na semana passada, a qualificação foi possível graças à parceria entre a Agencia de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen) e as empresas Fial Indústria e Comércio de Fios Têxteis LTDA e Casa dos Botões. O curso foi ministrado pela técnica em fios Junara Moraes Gonçalves Bardella.
Segundo o diretor do Ptran, Acir Rodrigues, a iniciativa teve como objetivo ensinar uma profissão aos reeducandos. “Estão aprendendo algo novo que pode ser utilizado posteriormente com fonte de renda”, ressalta o dirigente. “Ao mesmo tempo, estamos oferecendo a oportunidade aos que já sabem de aprimorarem a qualidade dos trabalhos realizados, tendo em vista que alguns já comercializam suas peças através de seus familiares”, completa.
No total, 16 custodiados foram capacitados, entre eles, o detento Weslley da Silva Andrade, 21 anos. Há quatro meses no presídio, e ainda aguardando julgamento, o interno garante que todo o ensinamento repassado foi muito proveitoso. “Eu nunca tinha conseguido aprender nada, e em poucas aulas já estou conseguindo realizar algum tipo de trabalho artesanal em barbantes”, garantiu.
Colaborou Elaine Cristina Alencar, psicóloga no Ptran.