Três Lagoas (MS) – Quem disse que uma prisão tem que ser um local frio e cinzento, só com grades, sem cores e sem harmonia? No Estabelecimento Penal Feminino de Três Lagoas (EPFTL) existe um belo jardim, que, a cada dia, se torna ainda mais bonito, pois conta com servidores penitenciários que, além de fazer seu trabalho rotineiro, usam a criatividade e doam o seu tempo e até recursos financeiros, para, com muito carinho e amor, tornar o local de trabalho mais harmonioso, mais humano e agradável.
A unidade foi revitalizada recentemente e está mais organizada e humanizada. Entre as ações foi criada a “Galeria de Ex-Diretores”. “É uma homenagem aos colegas que nos antecederam nessa honrosa missão, e que devem ser reconhecidos”, comenta a diretora do EPFTL, Leonice Rocha Guarini, destacando que o trabalho só foi possível “graças ao empenho de uma equipe coesa, compromissada e honesta”.
A revitalização do presídio envolveu, ainda, a construção de um módulo escolar, por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e o Conselho da Comunidade de Três Lagoas, proporcionando mais conforto para professores e reeducandas, além de mais segurança para a unidade.
Logo na entrada do estabelecimento prisional, foi construído um lago artificial, que enche os olhos e encanta a todos, quer sejam visitantes que chegam e ficam admirados, quer sejam servidores que não se cansam de olhar, ou mesmo as reeducandas, que o admiram e dele cuidam com muito carinho.
É difícil definir o que chama mais a atenção no lago, se é o colorido das carpas, se é o verde das folhagens ou a decoração, fruto da criatividade artesanal de uma servidora em especial, a grande mentora da obra, a agente Fátima Amâncio, que este ano completou 30 anos de dedicação ao Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul, e se aposentou agora no mês de setembro. “Ela nos deixou muitos legados, entre eles sua tão linda criação, batizada como “Lago da Liberdade”. Ela sempre zelou por ele com muito amor, carinho e dedicação, enquanto esteve na ativa e, agora, cabe a nós, que ficamos, continuar o seu trabalho como forma de homenageá-la”, ressalta a dirigente.
Para agradecer o empenho e comprometimento dos servidores com o trabalho, a direção do presídio promoveu um café da manhã especial nesta sexta-feira (30), também em comemoração ao Dia do Agente Penitenciário, instituído como o dia 25 de setembro. “Foi uma forma de homenagear os homens e mulheres que aqui trabalham, pelo espírito de equipe, pela honradez, e demonstrar que pessoas como as que compõem essa equipe só enobrecem a nossa categoria”, afirma Leonice.
Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, iniciativas como essa são muito importantes, pois harmonizam e deixam o sistema prisional mais leve e humano. “A sensibilidade e o esforço de nossos agentes penitenciários são o diferencial que marca a transformação da autarquia”, finaliza Stropa.
Colaborou equipe de servidores do EPFTL.