Campo Grande (MS) – Em solenidade realizada nesta quarta-feira (19), na Capital, o diretor-presidente da Agência Estadual e Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves, recebeu das mãos do governador Reinaldo Azambuja a Medalha Tiradentes, mais alta condecoração concedida pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul a civis e militares, que se destacaram pelo valor pessoal e profissional em prol da segurança pública.
Com a medalha no peito, Aud dedicou a homenagem a todos os servidores penitenciários, colegas de profissão, que ajudam a construir, no dia a dia, a história do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul e a manutenção da paz social. “Essa homenagem é graças a todos da ‘família Agepen’. Estendo esse reconhecimento a todos os meus companheiros de profissão”, declarou.
Presente na cerimônia, o secretário de Justiçã e Segurança Pública, José Carlos Barbosa destacou que a medalha reflete o histórico profissional do dirigente nesses 18 anos de serviços dedicados à agência penitenciária. “Agora ocupando o posto máximo da instituição é uma honra muito grande, mas também uma grande responsabilidade. A instituição caminha bem, o Aud e sua equipe vem fazendo um grande trabalho, sobre tudo de integração, é uma pessoa simples, humilde, mas que representa muito bem a categoria. O governo de Mato Grosso do Sul e a nós da Secretaria de Justiça e Segurança Pública estamos muito felizes e satisfeitos com o trabalho”, elogiou o secretário.
Conforme o comandante da Polícia Militar, coronel Waldir Ribeiro Acosta, todos os agraciados passaram por aprovação de uma comissão responsável, que avaliou a contribuição dos homenageados para a segurança pública. Segundo o comandante, a agência penitenciária, como um todo, contribui sobremaneira nesse sentido e também com o trabalho da Polícia Militar. “Realizamos trabalhos em conjunto com a Agepen, que também nos fornece informações importantes, e, dessa forma, conseguimos atacar problemas sensíveis, bem como reduzir o índice de criminalidade”, ressaltou.
Medalha
No total, 133 pessoas, entre civis e militares, foram condecoradas com a Medalha Tiradentes. A homenagem é representada pelo mártir da Inconfidência Mineira, que era militar, e que serve de inspiração como exemplo de dignidade, honestidade, luta pelas ideias de igualdade e pela melhoria de vida do povo brasileiro. Tiradentes é considerado exemplo de abdicação dos interesses pessoais por um bem maior. Assim também é a história dos profissionais da segurança pública, que diariamente arriscam a vida para defender o cidadão.
Fotos Chico Ribeiro e Jeremias Lima.