O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) disponibilizou o curso de Atendimento às Emergências com Produtos Perigosos na plataforma de Ensino a Distância da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Rede EaD-Segen).
A capacitação é voltada para todos os profissionais que compõem o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e tem o objetivo de atualizá-los com relação às técnicas e procedimentos envolvendo acidentes e intervenção com produtos perigosos e orientá-los nos protocolos necessários durante a primeira intervenção, minimizando danos ao meio ambiente e aos possíveis efeitos decorrentes de vazamentos, explosões e incêndios.
Este é o oitavo curso disponibilizado pelo MJSP aos profissionais de segurança pública somente neste ano. A plataforma EaD-Segen já conta com 74 cursos e mais de 170 mil agentes foram capacitados.
Sobre o curso
Com uma carga horária de 40 horas/aula, o curso está dividido em 7 (sete) módulos que trazem noções e conhecimentos sobre emergência e análise preliminar de riscos, plano de ação em emergência: comunicação e notificação, Sistema de Comando de Incidente (SCI), identificação e classificação de produtos perigosos, fontes de consulta e informação, seleção de níveis de proteção e divisão de áreas de trabalho e encerramento da intervenção em emergência.
Os interessados em participar da capacitação devem, primeiramente, se cadastrar na plataforma Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública) para, em seguida, acessar a Rede EaD-Segen para realizar a inscrição (clique aqui). Para quem já é cadastrado no sistema, basta entrar no portal com login e senha. As inscrições estão abertas e irão durar enquanto o curso constar na plataforma.