A Agepen (Agência Estatual de Administração do Sistema Penitenciário) participou do encerramento da terceira turma do Projeto Aurora, formada por reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto, Aberto e Assistência à Albergada de Campo Grande, que aconteceu nessa sexta-feira (25.10), no MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).
Foram 12 meses de aprendizado, dinâmicas em grupo, sessões de terapia, conscientização, empoderamento e tantas outras ações para a compreensão da autorresponsabilidade, que resultaram em transformações de vidas.
A realização do projeto só é possível devido às parcerias com diversos segmentos do setor público e privado, além do voluntariado de algumas profissionais da sociedade civil. O Aurora tem a finalidade de monitorar a evolução do cumprimento da pena de internas dos regimes semiaberto e aberto na capital, e a reinserção social em condições propícias para uma verdadeira ressocialização.
Como o projeto é dinâmico, na mesma ocasião foi oficializado o início do quarto ciclo com 20 reeducandas que estão com muitas expectativas do poder de transformação do Aurora.
Conforme uma das psicólogas voluntárias, Ignez Stephanini: “O projeto é uma grande oportunidade que temos em contribuir por meio do nosso conhecimento, do nosso saber, num contexto que é tão importante, tão significativo tanto para as internas quanto também para a nossa sociedade. Acho que o impacto desse trabalho na vida delas, na vida dos familiares, para a nossa sociedade, é um impacto extremamente importante, significativo e que realmente me emociona”, revela comovida.
Em seu discurso emocionado, a Promotora de Justiça Jiskia Sandri Trentin, autora do projeto, falou sobre os pilares de todo o trabalho realizado este ano. “É muita emoção estarmos completando três anos do projeto e só foi possível devido ao amor, ao propósito e à resiliência de todos os envolvidos… Muito obrigada”, finalizou.
Esteve presente, o chefe de gabinet da Agepen, Luiz Rafael Melo Alves, além de representantes do município de Campo Grande, através da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, das diversas instituições parceiras, voluntários e servidores do MPMS.
Com informações e fotos do MPMS.