Três Lagoas (MS) – O Estabelecimento Penal Feminino de Três Lagoas (EPFTL), em parceria com a Escola Polo Regina Anffe Nunes Betine, realizou varias atividades em celebração alusiva ao mês em que é comemorado o “Dia das Mães”, envolvendo ações educacionais, culturais e de entretenimento, com foco na valorização feminina.
Reeducandas, que estudam, fizeram uma homenagem à mulheres que se destacaram em diversos segmentos na história contemporânea brasileira como Chiquinha Gonzaga, Leila Diniz,Carmem Miranda, Tarsila do Amaral.
Um dos focos das atividades foi a Lei Maria da Penha que, com sua aplicação, aumentou o rigor das punições sobre crimes domésticos, o que veio a culminar com a diminuição dos casos. Houve também uma apresentação teatral e musical pelas próprias internas, com o tema voltado para o Dia das Mães.
Diversão
As detentas participaram de aulas de Zumba, com as instrutoras Carolina F. de Lima e Tainara R. Jordão, da Academia Cheia de Graça Espaço da Dança. Também foram distribuídos para todas as custodiadas presentes ofertados pelas empresas Miss Bella Cosméticos e Depósito de Doces Edipan.
Além disso, para celebrar a data, foram servidos refrigerantes e bolo confeitado, confeccionado na própria unidade por reeducandas que laboram na cozinha da unidade prisional.
Segundo a diretora do EPFTL, Leonice Rocha Guarini, tais ações são muito importantes no ambiente prisional, tendo em vista a ressocialização. “Nessas oportunidades, ressalta-se e valoriza-se a importância da mulher e da mãe na sociedade, fortalecendo os laços familiares e melhorando o convívio entre elas e a disciplina no local”, finalizou.