Com enfoque na saúde da mulher, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio das Divisões de Promoção Social e Assistência Educacional, realizou diversas atividades nos estabelecimentos penais femininos do estado em alusão ao “mês da mulher”.
Através de palestras motivacionais e ações educativas, foi transmitida uma mensagem positiva às mulheres que estão em situação de prisão em Mato Grosso do Sul. A iniciativa tem como objetivo levar dignidade e melhorar a autoestima das reeducandas.
A homenagem também se estendeu a todas as agentes penitenciárias, que trabalham diariamente para proporcionar um cumprimento de pena responsável e oportunidade de um recomeço aos apenados. Comemorado oficialmente no dia 08 de março, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado nas unidades penais com decoração, lanche especial e entrega de lembranças.
Em Campo Grande, o Estabelecimento Penal Feminino de Regimes Semiaberto, Aberto e de Assistência à Albergada, o Dia Internacional da Mulher foi marcado por ações de prevenção e cuidados com a saúde. As internas receberam orientações sobre a saúde da mulher ministrada pela enfermeira Cristiane.
Além disso, realizaram testes rápidos de sífilis e HIV. A psicóloga Marilaine apresentou palestra motivacional às participantes e informações sobre autocuidado, contemplando as áreas físicas, emocionais, espirituais e sociais.
Em seguida, a técnica de enfermagem Rosinez falou sobre a higienização correta das mãos, realizando o passo a passo com as internas, unindo a teoria com a prática.
A ação também aconteceu no período noturno para atender as internas que trabalham fora durante o dia. Ao final, foram distribuídos kits de higiene pessoal e de beleza doados pela agente religiosa, Maria do Roccio.
Já no Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” (EPFIIZ), na capital, as reeducandas participaram de um encontro especial com as temáticas Inteligência e Superação Emocional da Mulher. As palestras foram ministradas pela servidora penitenciária e coach, Karine Godoy, com o depoimento de Fátima Chaves, através de live.
A iniciativa foi desenvolvida pela direção do presídio, por meio dos setores Psicossocial e de Educação, e contou com a participação de 25 internas, que receberam, ainda, livros e kits de maquiagem.
Em São Gabriel do Oeste, as mulheres que cumprem pena em regime fechado puderam aprender mais sobre “Lutas e Conquistas”, com palestra realizada pela servidora, assistente social Malena Lopes. Durante a apresentação foi exposto o início das lutas femininas por seus direitos e a importância do surgimento desta data comemorativa.
Além disso, as internas desfrutaram ainda sobre as histórias de mulheres que constam na Bíblia Sagrada com a realidade vivenciada por mulheres nos dias atuais. A mensagem foi transmitida por meio de vídeo, gravado com o apoio de uma instituição cadastrada que presta assistência religiosa na unidade penal. Ao final, foi entregue brindes para todas as reeducandas que participaram do evento.
Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, realizar as comemorações do calendário nacional dentro das unidades penais é uma das ações que contribuem na ressocialização das pessoas privadas de liberdade. “Valorizar os nossos servidores também é essencial, já que motiva os profissionais a desempenharem as funções com ainda mais afinco, incentivando a evolução da instituição”, destacou o dirigente.