No presídio com mais servidoras trabalhando, 8 de março foi celebrado com reforço na segurança e homenagens

Categoria: Dia Internacional da Mulher | Publicado: sexta-feira, março 9, 2018 as 11:59 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” (EPFIIZ), na capital, é o presídio de Mato Grosso do Sul com o maior número de mulheres atuando como agentes penitenciárias, conforme dados da Divisão de Recursos Humanos da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). Na estrutura geral da instituição, a unidade fica apenas atrás da Sede Administrativa.

Dentro desse ambiente tipicamente feminino, o 8 de março – “Dia Internacional da Mulher” – foi marcado por celebração ao empenho e a coragem das agentes penitenciárias que enfrentam o dia a dia no estabelecimento prisional com o maior número de custodiadas no estado, representando 32,4% da população carcerária feminina, segundo informações da Diretoria de Operações da Agepen.

Em comemoração à data especial, que celebra o empoderamento feminino em todo o mundo, o presídio ganhou um novo sistema de câmeras de vigilância, que contribuirá para reforçar a segurança no local. Com a finalidade de trabalhar na valorização da mulher, as agentes que atuam na área de Segurança e Custódia receberam de presente da direção um bornal e cinto tático. Para as servidoras de todas as áreas, foram entregues flores e um kit de banho, com sabonetes perfumados e bucha em tecido.

“Hoje o dia é mais que especial. Devemos celebrar toda nossa coragem, determinação, força e eficiência que demonstramos na realização das nossas atividades pessoais e profissionais”, comemorou a agente Zoraia Cristiani Coscioni ao receber os brindes.

Presente no evento, o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, destacou o importante papel do sexo feminino para a evolução da instituição. “São mães, esposas e ainda encaram essa profissão de ser agente penitenciária, verdadeiras guerreiras que merecem todo o nosso reconhecimento e agradecimento”, destacou.

Aud destacou o importante papel do sexo feminino para a evolução da instituição.

Já a chefe do Núcleo de Atendimento Psicossocial ao Servidor da Agepen, Maria Roseneusa de Oliveira, observou que a unidade se destaca por ações de valoração e motivação junto às agentes, reforçando a importância do trabalho em equipe, como a atenção especial e individual que é dada.

Em sua fala, a diretora do EPFIIZ, Mari Jane Boleti Carrilho, parabenizou todas as mulheres “pela garra, força e determinação que trabalham no Sistema Penitenciário e que nunca perdem a elegância e beleza de ser mulher”.

Mari Jane parabenizou as mulheres pela garra, força e determinação que trabalham na Agepen.

 

O clima de acolhimento da unidade pôde ser comprovado nos depoimentos das profissionais. “Agradeço a nossa diretora, que é uma líder participativa, que nos motiva cotidianamente. Estamos sempre de mãos dadas para enfrentarmos os desafios da nossa atuação diária. Que sejamos sempre luz no nosso trabalho e em nossas famílias, e que continuamos a ser valorizadas e amadas”, declarou a agente Liléia Souza Leite.

Há menos de um ano na profissão, a agente Laís de Almeida Ricci relatou que teve bastante receio ao ingressar numa carreira predominantemente masculina. “Mas, com poucos dias no EPFIIZ, pude perceber através do exemplo de minhas colegas que nós mulheres somos mais que capazes e competentes para desempenhar essa função. Aqui vi mulheres corajosas, determinadas e amorosas, que me trouxeram uma nova perspectiva sobre a carreira”, afirmou.

Para a servidora Waneska Ivo Vasconcelos de Oliveira, essa garra está refletindo no crescimento do número de mulheres em posições de liderança dentro da Agepen, ocupando funções de direções e chefias. “Pois estão trazendo avanços positivos por suas habilidades e comprometimento; estabelecem cronogramas e cumprem, traçam metas e alcançam”, afirmou. “Nós mulheres nos destacamos por sermos disciplinadas, pacientes, metódicas, entre outras habilidades”, completou.

Também participaram do evento o chefe de Gabinete da Agepen, Pedro Carrilho; a chefe da Divisão de Educação, Rita Fonseca e as agentes penitenciárias lotadas no EPFIIZ.

Colaboração e fotos: Bárbara Bortoletto.

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.