A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), por meio de seu NIF (Núcleo de Identidade Funcional), informa que o sistema de emissão de documentos oficiais encontra-se instável e, por isso, os atendimentos e expedição das funcionais estão suspensos, temporariamente.
A instabilidade é decorrente da implantação da nova Carteira Nacional de Identificação – CIN, que exige a integração do banco de dados com a Receita Federal e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O NIF já contatou a empresa responsável pelo software para os devidos reparos e aguarda a normalização para continuidade dos atendimentos.
Importante destacar, que atualmente, a prioridade do NIF tem sido os cadastramentos dos policiais penais lotados no interior de Mato Grosso do Sul. Nestes casos, o primeiro passo é a emissão dos Ofícios de autorização para expedição da Identidade Funcional, e agendamento nas Unidades Regionais de Identificação através do sistema da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).
A coordenadora do NIF, Juliana Priscila da Silva Oliveira, reforça que a primeira expedição das identidades funcionais é gratuita e, no caso, dos servidores do interior do estado, após a autorização via Ofício, devem ser realizados os agendamentos, via sistema Sejusp, como a primeira via de RG sem a guia de pagamento.
“Com a instabilidade do sistema, foi suspensa a expedição dos ofícios de autorização para os servidores do interior, bem como, os atendimentos presenciais para os policiais penais da capital. Por isso, estamos realizando os reagendamentos até que tudo esteja regularizado”, explica Juliana.
Para mais informações, acesse a página de Identidade Funcional, disponível em nosso site na Área do Servidor (clique aqui). Qualquer dúvida, entre em contato no WhatsApp comercial (67) 3901-3486.