Campo Grande (MS) – Com pesar, comunicamos o falecimento da senhora Maria da Glória Sá Rosa, mãe do médico Luiz Fernando Sá Rosa, que há 20 anos atende em unidades prisionais de Campo Grande.
O velório acontece na capela da funerária Nippon, localizada na avenida Mato Grosso, em Campo Grande. O sepultamento será às 16 horas, no Cemitério Santo Antonio.
Nascida no dia 4 de novembro de 1927, em Mombaça (CE), Glorinha – como era conhecida em seu círculo de amigos – faleceu na quinta feira (28), aos 88 anos, no Hospital El Kadri, em Campo Grande. Ela havia sido internada no início da semana, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).
Em sua carreira profissional, Maria da Gloria prestou relevantes serviços à sociedade em nome do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, tendo desempenhado as funções de Secretária-adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Social; Diretora Executiva da Fundação de Cultura; Presidente do Conselho Estadual de Cultura; Superintendente da Secretaria de Cultura e Esportes; Presidente da Fundação de Cultura.

Lecionou Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Prática de Ensino de Português, nas principais Escolas Superiores e escolas secundárias, além dos idiomas Francês e Espanhol. Atuou durante 26 anos como professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), coordenando e assesorando cursos universitários e núcleos de serviços culturais, proferindo conferências acadêmicas, coordenando festivais de teatro e música em Campo Grande. Foi fundadora da Aliança Francesa e do Cine Clube de Campo Grande.
Atuou junto a meios de comunicação com programas Intercomunicação na TV Morena, Mensagem ao Mundo Feminino na rádio educação rural, suplemento cultural para o caderno B do jornal Correio do Estado. Recebeu inúmeros títulos e honrarias como “Prêmio Darcy Ribeiro de Educação”; “Cidadã de sua cidade”; Medalha do “Mérito Legislativo”; da “Ordem do Mérito do Estado” e a de “Honra ao Mérito”; além da Medalha da BPW/CG – 99;
Exercia ainda atividades como membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e ocupava a cadeira número 19 da Academia Sul-mato-grossense de Letras. Entre as obras publicadas pela docente estão:
Estudo sobre Guimarães Rosa – 1967;
Análise Estrutural do Romance – 1971;
O Romance brasileiro atual Realismo Mágico e Realismo Mimético – 1976;
Análise Interpretativa do conto “Casa de Bronze” de João Guimarães Rosa – 1974;
Memórias da Cultura e da Educação em Mato Grosso do Sul;
Deus quer, o homem sonha, a cidade nasce – “Campo Grande Cem Anos de História”;
Crônicas de Fim de Século – 2001;
Contos de Hoje e Sempre – Tecendo Palavras;
Artes Plásticas em Mato Grosso do Sul (em parceria com Idara Duncan e Yara Penteado);
A Música de Mato Grosso do Sul, em parceria com Idara Duncan (FIC-MS, 2009);
A Literatura Sul-Mato-Grossense na ótica de seus construtores – 2011 (em parceria com a escritora Albana Xavier Nogueira).