Unidades da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) estão recebendo 27 veículos para auxiliar nos trabalhos da Polícia Penal na capital e interior do estado. As viaturas são do modelo Sandero Stepway, adquiridas com recursos do Governo do Estado e verbas de emenda parlamentar destinadas pela bancada federal, com investimentos de R$ 2.547.175,41.
Os novos veículos da Agepen integram a frota de 325 viaturas destinadas à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para atender as forças policiais de Mato Grosso do Sul. Estão sendo repassados a unidades da agência penitenciária em Campo Grande, Dourados, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti e Naviraí.
De acordo com o diretor-presidente da Agepen, a entrega representa um marco na história da instituição como, possivelmente, o maior repasse de veículos já registrado no sistema prisional de Mato Grosso do Sul. “Demonstramos o importante trabalho da Polícia Penal e fomos contemplados, e isso é graças ao trabalho conjunto de toda nossa equipe, formada por pessoas empenhadas. O Governo e a Sejusp reconhecem isso e proporcionam essas melhorias, de muitas outras que ainda virão para estruturação do nosso trabalho e para que possamos avançar na nossa missão”, declarou o dirigente.
Um dos veículos irá atender a Penitenciária Estadual de Dourados (PED), maior presídio de MS, e auxiliará nos trabalhos administrativos do local. “A PED fica longe da cidade e tudo que fazemos precisamos nos deslocar com veículo, então vai servir muito para as atividades do dia a dia”, agradeceu o diretor Antônio José do Santos, durante o recebimento das chaves das viaturas.
Outra unidade contemplada foi a Penitenciária Masculina de Regime Fechado da Gameleira I, na capital. “Uma Polícia Penal mais fortalecida precisa ser estruturada. Diariamente, precisamos de veículo para fazermos vários trabalhos para o desenvolvimento da rotina da unidade prisional, sejam questões administrativas, de saúde ou voltadas à parte de ressocialização, então será de muito proveito”, ressaltou o diretor Maycon Roslen de Melo.
Para o diretor-geral da Polícia Penal, Valdimir Ayala Castro, a entrega é reflexo de uma gestão integrada à Sejusp e ao Governo do Estado, enfrentando todas as dificuldades de orçamento. “A Polícia Penal precisa muito de estruturação, mas também temos que estar muito conscientes da nova função que assumimos e entendermos que juntos somos mais fortes”, disse, reforçando que a evolução e a mudança passam por todos os setores da Agepen.
Fotos: Tatyane Santinoni