A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), por meio de seu NIF (Núcleo de Identidade Funcional), informa que, para dar prosseguimento à etapa presencial e emissão, os servidores estão sendo cadastrados respeitando a data de admissão e conforme a devida entrega dos documentos; quem ainda não enviou, pode encaminhar via e-mail.
A coordenadora do NIF, Juliana Priscila da Silva Oliveira, explica que, na capital, a coleta biométrica para os servidores ativos e inativos será realizada no Polo de Atendimento implantado na Sede Administrativa da Agepen, sendo priorizados os servidores operacionais. “Posteriormente será organizado um cronograma com as unidades penais, devendo estar munidos das documentações originais para finalizar o procedimento”, orienta.
Já para os servidores lotados no interior, o atendimento será organizado via agendamento no sistema da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e deverão estar munidos das documentações originais e com um Ofício de autorização para expedição da Identidade Funcional, emitido pela Agepen, por meio do NIF. Os atendimentos presenciais ocorrerão nos Postos de Identificações nas cidades “Polos Regionais” pelos peritos papiloscopistas.
Os trabalhos de gestão de recebimento da antiga identidade funcional e entrega dos novos documentos aos servidores da Agepen serão desempenhados pelas policiais penais Luciane Rosa de Araújo e Bárbara Andrade Ribeiro.
Os policiais penais que ainda não entregaram as documentações poderão encaminhar no e-mail: identidadefuncional@agepen.ms.gov.br. Já aqueles que se encontraram com pendências de documentações, poderão regularizar a situação via e-mail suporteidentidadefuncional@agepen.ms.gov.br. Dúvidas, entrar em contato no WhatsApp comercial (67) 3901-3486.
Padronização da vestimenta
A expedição da Identidade Funcional atenderá a um padrão e, além da coleta biométrica, serão realizadas fotografias, em formato 3X4, que serão digitalizadas para constar no documento. Os homens deverão estar de camisa branca, paletó preto e gravata preta, e as mulheres com roupa compatível, evitando blusas sem manga ou decotadas. No NIF instalado na Sede, será disponibilizada vestimenta adequada para as fotos.
“Nossa fotografia é um dado importante para que as autoridades passam nos reconhecer em quaisquer situações. O fotografado deve apresentar fisionomia neutra ou com sorriso discreto. Caso as mulheres sintam-se mais confortáveis, podem usar camisa lisa, de manga e de cor mais escura, afinal o fundo da foto é branco, assim ressaltará mais os detalhes do rosto”, explica a coordenadora de Expedição das Identidades Funcionais.
A foto deverá obrigatoriamente ter as seguintes características:
- Deve mostrar uma visão completa da cabeça e ombros do servidor;
- Não será permitido o uso de maquiagem carregada, bem como itens de chapelaria ou cobertura da cabeça, pois não podem impedir a visualização perfeita do rosto do fotografado;
- A foto não poderá conter manchas ou alterações;
- Se possível, evite usar lenços no dia;
- Brincos são permitidos, desde que não fiquem muito em destaque na fotografia;
- Caso o servidor faça uso de óculos, é necessário preferencialmente retirá-los.
Para mais informações, acesse a página de Identidade Funcional, disponível em nosso site na Área do Servidor (clique aqui).