Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) realizou, nessa quarta-feira (27), o 8º Encontro Estadual para Servidores Aposentados da Agepen/MS. O projeto é desenvolvido pela Diretoria de Administração e Finanças, por meio do Núcleo de Assistência Psicossocial ao Servidor, como parte do “Programa de Assistência Psicossocial ao Servidor Penitenciário de Mato Grosso do Sul”.
Desta vez, os servidores aposentados participaram da palestra intimidade e sexualidade na maturidade, ministrada pela psicanalista, doutoranda em Psicologia, Tatiana Siqueira.
Em sua oitava edição, o trabalho voltado aos servidores aposentados integra a política de valorização profissional da instituição e já realizou diversas ações desde seu início em março do ano passado, abordando temas como superação através do esporte, aproveitamento do tempo livre, qualidade de vida, entre outros.
A iniciativa tem por objetivo conhecer melhor a situação atual em que ex-agentes penitenciários estão, contribuir para que eles tenham uma qualidade de vida melhor, e ao mesmo tempo, colher experiências para aperfeiçoar as condições de trabalho dos que ainda estão na ativa e em seu processo de aposentadoria.
Programa de Desaceleração
Dentro dessa proposta de ter um olhar especial com quem muito já contribuiu com o sistema prisional, está sendo instituído para os agentes penitenciários da ativa o “Programa de desaceleração dos servidores em processo de aposentaria da Agepen/MS”, objetivando levar o servidor a refletir sobre os aspectos positivos e negativos dessa fase, sobre a importância de se preparar para o futuro, esclarecer questões legais, conhecer seus direitos e decidir sobre o momento adequado para a aposentadoria.
O programa tem como eixo de discussão os aspectos psicossociais, o envelhecimento saudável, o lazer, o desenvolvimento de nova atividade ou ocupação e o planejamento financeiro, pessoal e familiar.
Os trabalhos são promovidos pelo Núcleo de Apoio Psicossocial da Agepen, composto pelas servidoras: Maria Roseneusa Santos Oliveira (assistente social e chefe do Núcleo) e pelas psicólogas: Patrícia Ferreira de Lima, Lucimara Mateus Potric de Souza, Maria Izabella da Silva Amorim e Vanessa Saad Mariano Acunã.