Naviraí (MS) – O curso de Defesa Pessoal Feminino foi realizado, este mês, em Naviraí e contou com a participação de 15 servidoras da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). Entre os ministrantes estavam os instrutores Juliana Pedrotti, integrante do GIR 04/ SP, especialista na área, docente da EAP/SP e Sérgio Lourenço, docente da EAP/SP, especialista em combate e defesa pessoal.
Com apoio da direção da Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí (PSMN), a capacitação foi coordenada pela Escola Penitenciária de Mato Grosso do Sul (Espen/MS), responsável também pela certificação. De acordo com o diretor da Espen, Vilson Guedes, o curso foi muito produtivo e trouxe conhecimento teórico e prático, agregando mais técnicas para o desenvolvimento dos trabalhos das servidoras.
Com carga horária de 30 horas, as aulas envolveram algemação, imobilização, controle emocional, atuação e prevenção em locais públicos e com aglomeração, importância do condicionamento físico, legislação voltada à proteção da mulher. O objetivo foi possibilitar que as servidoras da região recebessem esse aperfeiçoamento visando um melhor desempenho nas suas funções, posto que estão aptas a gerenciar sua própria defesa e evitar exposição a riscos desnecessários.
Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, a qualificação constante dos servidores penitenciários aprimora a atuação diária da instituição em suas mais variadas funções. “Parabenizo a iniciativa das servidoras pela busca do conhecimento, o que possibilita excelência no desenvolvimento das atividades e contribui para o sistema penitenciário de MS se tornar cada vez mais eficiente”, destacou.