Para fortalecer atividades, Agepen reúne diretores de unidades de regimes aberto, semiaberto e monitoramento virtual

Categoria: Sistema Penitenciário | Publicado: sexta-feira, junho 11, 2021 as 13:57 | Voltar

A direção da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) se reuniu com gestores de unidades penais de regimes semiaberto, aberto e monitoramento virtual de Mato Grosso do Sul com o objetivo de aprimorar o fluxo de execução das atividades.

O encontro aconteceu, nessa quinta-feira (10.6), por videoconferência e contou com a presença de diretores de área, chefes de Gabinete, Divisão, Núcleo e diretores de presídios.

Durante a reunião, o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, enfatizou que o diálogo amplia o fluxo de informações e abre possibilidades de apresentar demandas e sugestões, garantindo maior efetividade no desenvolvimento dos trabalhos.

Dentre os principais assuntos abordados está a importância da atualização constante das informações no Sistema Integrado de Administração do Sistema Penitenciário (Siapen), principalmente no que se refere à vacinação dos custodiados.

Os dados servem de apoio ao trabalho desenvolvido em outros órgãos ligados à execução penal, como Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça, Conselho Nacional de Justiça e Departamento Penitenciário Nacional.

O encontro reuniu a direção geral da Agepen e diretores de unidades penais de regime semiaberto e aberto de MS.

Também foi tratado sobre a necessidade de manter os cuidados quanto às normas de biossegurança, de combate à pandemia, com o uso constante de máscaras de proteção, higienização das mãos e respeito ao distanciamento social.

“Independentemente da imunização contra a Covid-19, esses protocolos devem ser seguidos e os gestores precisam cobrar isso da equipe de servidores, bem como dos próprios apenados”, complementou Aud.

Os diretores participaram por videoconferência, por conta da pandemia.

A vacinação contra a gripe H1N1 também foi abordada, informando que a aplicação será realizada pelas secretarias municipais de saúde. “Este ano, os servidores devem se dirigir até as Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próximas para serem imunizados”, informou a diretora de Assistência Penitenciária, Elaine Arima Xavier Castro.

Outra questão levantada foi a segunda dose da vacina contra a Covid-19 nos servidores penitenciários. Os profissionais devem se atentar com o calendário de vacinação dos respectivos municípios.

O foco da reunião é aproximar a administração geral da instituição com os diretores, por meio de exposição de ideias, dificuldades enfrentadas, particularidades, dúvidas, sugestões, entre outros assuntos.

Publicado por: Tatyane Oliveira Santinoni