Campo Grande (MS) – Com objetivo de esclarecer um pouco mais sobre o processo de gestão do desempenho dentro dos órgãos, servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) participaram, na manhã desta terça-feira (11.12), da palestra sobre a Avaliação de Desempenho Individual (ADI). Esta etapa representa a última fase do ciclo anual do Plano de Gestão de Desempenho Individual (PGDI), o modelo de gestão de pessoas utilizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD).
Nesta fase, todos os servidores terão a oportunidade de se autoavaliar, avaliar seus superiores e sua equipe. O prazo final para preenchimento desta terceira etapa se encerra na próxima sexta-feira (14.12). Durante a apresentação, foram divulgados levantamento de dados relacionados à instituição, assim como, os principais pontos que precisam ser melhorados para que se possa ter uma avaliação mais assertiva.
Segundo a coordenadora do projeto e palestrante, Ana Verbisck, é necessário ter um cuidado maior em relação à elaboração das entregas das principais atividades desenvolvidas pelos servidores e principalmente, ao acompanhamento, que é fundamental para respaldar o processo de avaliação.
Além disso, foi alertado que é necessário ter coerência durante o desenvolvimento do plano de gestão para se chegar a um resultado positivo. “Os servidores devem acompanhar todo esse processo de avaliação que o líder está fazendo, já que se torna corresponsável”, afirmou esclarecendo que quando o servidor troca de setor de trabalho, automaticamente muda as atribuições e é necessário que se faça um novo PGDI.
A palestra, que será apresentada em todos os órgãos públicos, tem como foco difundir os objetivos efetivos do modelo de gestão de pessoas, além de esclarecer dúvidas dos servidores quanto à realização da última fase do Ciclo de Gestão.
Ainda conforme a coordenadora do projeto, este programa está sendo implantado para identificar os indicadores de desempenho, verificar o que precisa ser melhorado e assim, aprimorar o desempenho das pessoas. “Esse processo é importante para que o servidor comece a se preocupar com o serviço público enquanto uma atividade que precisa ser levada para a sociedade com um resultado de qualidade”, explicou Ana.
A terceira fase é de extrema importância, já que consolida o processo de avaliação individual do servidor (gestores e equipes), com aplicação de pontuação que vai influenciar na carreira funcional, como na promoção e no desenvolvimento profissional.
Para esclarecer dúvidas de como realizar o processo de Avaliação de Desempenho Individual (ADI), os servidores podem entrar em contato pelos telefones 3901-1617 (DRH – AGEPEN), ou 3318-1464/1388/1436 (Suporte Técnico da SAD).
Texto e Fotos: Tatyane Santinoni.