Para servidoras, Dia das Mães também é de homenagens e de ficar longe da família no maior presídio feminino de MS

Categoria: Agepen | Publicado: quarta-feira, maio 9, 2018 as 12:37 | Voltar

Campo Grande (MS) –  O próximo domingo (13.5), Dia das Mães, vai ser mais um momento de estar longe dos filhos e do restante da família para a agente Simone Munhoz, pois terá que ficar 24 horas de plantão, cuidando para que as visitas das detentas aconteçam, além de toda a rotina de segurança da unidade prisional.

Há 13 anos na profissão, a chefe de equipe no Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi (EPFIIZ) garante que ainda é difícil passar essa data tão especial separada de quem mais ama. “É triste, mas faz parte do trabalho, é meu ganha pão”, comenta.

Assim como Simone, muitas outras servidoras da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) precisarão abdicar do prazer de estar com quem mais ama em prol da segurança de toda a população.

Na lida diária com outras mulheres que vivenciam no cotidiano o sofrimento do cerceamento da liberdade e a distância dos filhos, Simone e suas colegas de ofício enfrentam a dura rotina do presídio com o carinho de toda a equipe e o cuidado especial que a direção da unidade tem com cada uma das servidoras.

Esta quarta-feira (9.5) foi mais um desses momentos de confraternização e afeto. Desta vez, a celebração foi antecipada para comemorar e homenagear àquelas que geraram vidas em seu ventre, ou mesmo, decidiram doar todo o seu amor por meio de uma adoção. Como no EPFIIZ o sentimento de união e equipe está sempre presente, mesmo as servidoras que não têm filhos foram homenageadas e acolhidas, já que todas possuem uma mãe, que também merece ser lembrada.

"Este é o sexto ano que realizamos esta homenagem aqui na unidade, sob a minha direção. Esta data mexe muito com o emocional de todos, pois quem não é mãe é filha, mas queremos que este seja um momento de alegria. Mãe é sinônimo de amor, é difícil expressar a beleza e a força de uma mãe, e esse gesto materno está presente em cada uma de nossas atitudes, até mesmo aqui na unidade", declarou a diretora Mari Jane Boleti Carrilho, agradecendo também o apoio de todas as companheiras de trabalho.

Para a chefe do Núcleo de Assistência Psicossocial ao Servidor da Agepen, Maria Roseneusa dos Santos  Oliveira, o “Irma Zorzi” é um ambiente essencialmente feminino. “Aqui existem mães em todas as condições emocionais, felizes, tristes, com esperança, preocupadas; é um espaço que podemos sentir ainda mais a condição divina e característica da mãe que é o exemplo de amor incondicional”, disse.

Presente na homenagem preparada pelo EPFIIZ, o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, também destacou o papel da figura materna na sociedade e no sistema prisional. “Proporcionam o equilíbrio necessário, e vocês, em especial, que guardam várias mulheres que, como vocês, também são mães, imagino que o desafio para manter esse equilíbrio seja ainda maior”, destacou parabenizando a todas pelo trabalho que realizam na unidade prisional.

O dirigente também ressaltou que no EPFIIZ são evidentes as ações de valorização e motivação junto às agentes, reforçando a importância do trabalho em equipe, como a atenção especial e individual que é dada.

Falando em nome das demais servidoras, a agente Cláudia Garces, que atua como assistente social, também ressaltou e confirmou o clima de união e equipe que existe no local. “Passei por esta unidade em 1998 e 1999 como estagiária, trabalhei aqui no ano de 2008 já como servidora, depois fui para outras unidades e retornei no ano passado e fui muito bem recebida por todas. Estou muito feliz e agradecida a todas que me acolheram como verdadeiras mães”, agradeceu.

Como presente de Dia das Mães, as agentes receberam um kit de cappuccino. Além das agentes penitenciárias do EPFIIZ, a celebração envolveu a participação de servidoras da Sede da Agepen, professoras que atuam na unidade, entre outros colaboradores.

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.