Campo Grande (MS) – Oficinas de capacitação profissional serão oferecidas a detentos de Mato Grosso do Sul por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab).
O assunto foi debatido durante reunião entre o diretor de Assistência Penitenciária da Agepen, Gilson de Assis Martins e o coordenador de Qualificação Profissional da Funtrab, João Gomes Machado Neto, realizada esta semana. Também participaram do encontro a chefe da Divisão de Educação da Agepen, Rita de Cássia Fonseca Argolo; a Coordenadora da Economia Solidária da Funtrab, Sandy Barbosa Fontoura da Rosa, e a assessora técnica Edna Maria Oliveira do Nascimento.
A iniciativa, segundo o diretor de Assistência Penitenciária da Agepen, faz parte da ampliação do Termo de Cooperação Mútua entre as duas instituições, visando à capacitação e inclusão de custodiados e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho.
Conforme Gilson Martins, para as capacitações aos internos do regime fechado, a intenção é que sejam utilizadas as estruturas que as unidades prisionais já possuem, como as padarias cozinhas e oficinas de costura, entre outras. “Já estamos agendando as visitas da equipe técnica da Funtrab para a avaliação do locais e definição de quais cursos serão realizados”, informa. “Iniciaremos esses trabalhos pela capital, mas a intenção é que ocorram em todas as unidades do Estado”, completa.
A ação contempla, ainda, a expedição de carteiras de trabalho a reeducandos que cumprem regimes semiaberto, aberto e que estão em livramento condicional, bem como o oferecimento de cursos de qualificação profissional na Casa de Qualificação da Funtrab e a inserção dos detentos em programas de encaminhamento ao mercado de trabalho.