Parceria entre Agepen e Senac leva capacitação profissional a internos do Instituto Penal

Categoria: Ressocialização | Publicado: quinta-feira, maio 21, 2015 as 18:23 | Voltar

Campo Grande (MS) – Com foco na capacitação profissional como um dos principais meios de reinserção social, parceria entre Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) está possibilitando que 40 internos do Instituto Penal de Campo Grande (IPCG) participem, gratuitamente, de cursos em áreas com demandas de mercado.

curso_copeiro_ipcg_maio_2015

Reeducandos participam de aulas teóricas e práticas.

Parte dos custodiados, estão sendo capacitados para atuarem como copeiros. Os alunos estão aprendendo desde a manipular alimentos, montar e servir porções e refeições rápidas a prestar atendimento aos clientes internos e externos.

Também está sendo oferecido curso na área de Informática, os qualificando a explorar os diversos recursos da tecnologia digital e a atuar na área de softwares e hardwares.

Para o diretor do IPCG, Fúlvio Ramires, o conhecimento teórico-prático oferecido nas capacitações será importante para a inserção dos internos no mercado de trabalho quando conquistarem a liberdade. “O intuito do IPCG é devolver a autoestima aos presos através da educação e qualificá-los como profissionais, elevando, assim, o nível dos serviços que serão prestados à sociedade”, ressalta o diretor.

Na unidade prisional, os internos participam, ainda, de um curso técnico de Transações Imobiliárias, oferecido pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Ao término da qualificação, os eles terão registro profissional cadastrado no Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI). Vinte reclusos estão sendo capacitados.

Conforme cronograma da Divisão de Educação da Agepen, uma capacitação na área de maquiador profissional, pelo Programa de  Senac Gratuidade (PSG), também já está programada, devendo ter início ainda neste primeiro semestre.

 

Colaborou equipe de servidores do IPCG.

Publicado por: imprensaagepen

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.