Parceria entre Agepen e UFMS reforça desenvolvimento profissional a pessoas em cumprimento de pena em Naviraí

Categoria: Ressocialização | Publicado: quarta-feira, novembro 16, 2022 as 08:40 | Voltar

Em Naviraí, parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está garantindo que monitorados por tornozeleira, pessoas em cumprimento de regime aberto e egressos tenham acesso a palestras voltadas ao mercado profissional, com ministrantes altamente qualificados. A iniciativa é coordenada pelo Patronato Penitenciário local.

Oficinas e dinâmicas foram desenvolvidas com os apenados.

A mais recente foi realizada no Campus da UFMS em Naviraí com o tema "Empregabilidade, empreendedorismo e desenvolvimento profissional", ministrada pela Professora Dra. Sibele Rech, especialista na área de Administração.

Na oportunidade, o diretor do Campus, professor dr. Marco Antônio, incentivou os convidados a participarem do vestibular e informou sobre o Programa Universidade para Todos. "Essas ações somam com o nosso compromisso de inseri-los em ambientes que oferecem possibilidades de crescimento pessoal, profissional e intelectual", destacou a diretora do Patronato Penitenciário de Naviraí, Neide de Oliveira Alves.

Uma oficina sobre empregabilidade e desenvolvimento profissional para os alunos do curso de pintura de obras imobiliárias pelo Pronatec, que está acontecendo no Patronato de Naviraí, também foi realizada por meio da parceira. Os alunos participaram ativamente das dinâmicas, como também mostraram interesse em cursar Administração.

Outro tema abordado por especialistas em Administração da UFMS foi "A importância da formalização para o empreendedor", com o professor dr Fábio da Silva Rodrigues.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, ações como estas da UFMS proporcionam grande impacto na ressocialização, já que levam conhecimento, melhoram a autoestima das pessoas em cumprimento de pena e possibilitam que busquem um novo caminho. "É muito importante essa parceria. Agradecemos à UFMS por ter esse olhar humanizado e compartilhar conhecimento, que pode fazer muita diferença na vida não só dessas pessoas em cumprimento de pena, como também de seus familiares e da sociedade como um todo", agradeceu Aud Chaves.

O dirigente reforçou, ainda, o empenho da equipe do Patronato Penitenciário de Naviraí em buscar mecanismos para fortalecer o trabalho de reinserção social na cidade. "Buscam parcerias em áreas que proporcionam aperfeiçoamento profissional a essas pessoas, além de parcerias com empresas para a ocupação de mão de obra prisional, entre outras iniciativas, e isso contribui sensivelmente para a redução da reincidência criminal", elogiou.

Texto: Keila Oliveira. 

Publicado por: Tatyane Oliveira Santinoni

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.