Penitenciária Estadual de Dourados recebe kits de higiene para atender reeducandos indígenas

Categoria: Assistência Religiosa | Publicado: sexta-feira, junho 25, 2021 as 08:45 | Voltar

Para garantir um cumprimento de pena digno aos custodiados que se autodeclaram indígenas, na Penitenciária Estadual de Dourados (PED) foram distribuídos 191 kits de higiene. A doação foi realizada, neste mês, por entidades religiosas e contemplaram itens como xampu, sabonete, desodorante, escova de dente, creme dental e barra de sabão.

A ação é fruto da parceria da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da Divisão de Promoção Social, com a Pastoral Carcerária e o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), e integrou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Regional Oeste 1).

Atualmente, a agência penitenciária possui 377 custodiados que se autodeclaram índios em Mato Grosso do Sul, destes 164 estão cumprindo pena na PED, o que representa cerca de 45% dessa população específica.

Para o diretor da unidade penal, Antônio José dos Santos, essa ação social é de extrema relevância, por possibilitar um olhar solidário e humano às pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Principalmente em relação à valorização dessas pessoas, os apenados se sentem mais acolhidos pela sociedade e durante o cumprimento de pena”, afirmou reforçando que outras campanhas de arrecadação também são realizadas junto a instituições religiosas parcerias, bem como, o Poder Judiciário para abranger doações de materiais de higiene e agasalhos aos internos da unidade penal.

De acordo com as entidades religiosas que participaram desta ação, existe uma urgência para atentar-se às pessoas pertencentes aos povos originários, que estão hoje privadas de liberdade no estado e seguirão realizando ações diretas e articulações para garantir o exercício dos direitos desses apenados.

Publicado por: Tatyane Oliveira Santinoni

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.