Para aperfeiçoar as técnicas, policiais penais lotados em Corumbá participaram de instruções de defesa pessoal, no último sábado (13.1). Promovida pelo Conselho Municipal de Segurança e Ministério Público, o curso foi voltado aos operadores da segurança pública.
Ao todo, sete servidores da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) participaram das aulas, ministradas pelo instrutor Luiz Cláudio Izaías de Souza, de Campo Grande, faixa preta de jiu-jitsu e com ampla experiência em treinamento de policiais.
O intuito foi fomentar nos operadores de segurança práticas constantes de técnicas de defesa pessoal para melhor servir e proteger a sociedade. Além da capacitação, foi um momento de integração entre as forças.
Há 23 anos na carreira, a policial penal Gláucia Ortega destaca que o curso foi de grande importância pela qualidade e pela valorização dos profissionais da segurança pública. “Contribuiu muito para nosso preparo no dia a dia do serviço, além de servir como estímulo para investirmos em outros cursos desse nível para exercermos nosso trabalho com qualidade”, afirmou.
Já para a policial penal Helry Daieny, além da integração entre as Forças de Segurança municipal, estadual e federal, as instruções possibilitaram conhecer técnicas simples e eficientes que tem como resultado atitudes que podem prevenir e, até mesmo, desvencilhar possíveis agressões. “Estou muito grata e satisfeita com as aulas e espero que possamos ter mais oportunidades de nos aprimorar nesta área”, disse.
Foram disponibilizadas 50 vagas divididas entre os integrantes de todas as forças de segurança da região pantaneira. O treinamento foi realizado no auditório da Delegacia Regional de Polícia Civil de Corumbá e, além da Polícia Penal contou também com a participação de integrantes das demais forças de segurança locais: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Guardas Civis dos municípios de Corumbá e de Ladário.