Cinco policiais penais sul-mato-grossenses foram recentemente elogiados pela Coordenação da Força Penal Nacional devido ao seu destacado desempenho durante uma missão na Unidade Prisional Itaquitinga II (PIT-II), em Pernambuco. Fabiano Almeida Coelho, Marcos Antônio de Carvalho, Carlos José da Silva, Leonardo dos Santos Ferreira Lima e Arnaldo Lima dos Santos foram reconhecidos pelo papel crucial na manutenção da ordem, disciplina e respeito aos direitos fundamentais dos detentos.
Os policiais penais fazem parte do segundo grupo enviado de Mato Grosso do Sul para integrar a Força Nacional. Anteriormente, outro grupo havia atuado em Mossoró, no Rio Grande do Norte. O elogio funcional concedido destaca a importância dos serviços prestados à sociedade, enfatizando o compromisso na condução humanitária e eficaz das operações dentro do sistema prisional.
Em suas atribuições, os policiais foram elogiados pelo rigor na aplicação das normas, garantindo um ambiente seguro e controlado na PIT-II. O reconhecimento também ressalta o zelo na proteção dos direitos e garantias fundamentais dos indivíduos sob custódia, demonstrando um comprometimento exemplar com a missão da Força Nacional.
Para o diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Rodrigo Rossi Maiorchini, o elogio funcional reforça não apenas o profissionalismo dos policiais penais sul-mato-grossenses, mas também a relevância da colaboração entre os estados na manutenção da segurança pública e na gestão prisional. “A atuação dos cinco homenageados é um testemunho do compromisso contínuo em promover um ambiente prisional justo e seguro para todos”, destaca o dirigente.