Servidores penitenciários que atuam no Estabelecimento Penal de Aquidauana (EPA) descobriram um plano de fuga de internos, durante ronda de rotina em torno da unidade penal, na tarde dessa terça-feira (26.10). Por volta das 14h40min, foi constatado por um servidor que parte da grade da janela da cela 13 (solário “C”) estava serrada.
Visando não só impedir a fuga, como também identificar os envolvidos e descobrir os materiais utilizados para o corte na grade, o corpo de segurança foi acionado pela direção do presídio, e profissionais que estavam de folga foram convocados para reforçar os trabalhos.
“Todos os servidores se prontificaram para o cumprimento da missão e, em 20 minutos, grande parte da equipe já estava de prontidão na unidade para execução dos trabalhos”, agradeceu o diretor do EPA, Cláudio Alviço.
Os servidores realizaram então uma revista tipo pente fino no interior da cela 13, que durou cerca de duas horas e meia. Eles encontraram nove pedaços de serra de metal, de, aproximadamente, 10 cm cada, e um aparelho de celular. Os pedaços de serra estavam enterrados no chão da cela.
Um interno assumiu a propriedade dos materiais proibidos e afirmou que também havia realizado o corte na grade. Ele vai responder pela falta grave cometida e pelo crime de dano ao patrimônio, sem prejuízo das demais sanções cabíveis.
Com a ação, os servidores conseguiram impedir a possibilidade de uma tentativa de fuga em massa, já que na cela havia 33 internos. O local foi isolado para os reparos necessários e um processo administrativo disciplinar foi aberto para investigar as circunstâncias do fato, entre elas, buscar identificar como o interno teve acesso ao material proibido.
Toda a ação foi comunicada à Diretoria de Operações da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). Para a direção da Agepen, a frustração do plano de fuga demonstra o bom trabalho que é exercido por parte dos servidores que, atentos, agiram rapidamente, evitando a efetivação da ocorrência.