Policiais penais frustram tentativa de entrada de materiais ilícitos durante o final de semana nos presídios masculinos de Dourados e Rio Brilhante. Ao todo, foram apreendidos celulares, baterias, chips, carregador, fone de ouvido, pendrives, cartão de memória e entorpecentes.
No maior presídio de Mato Grosso do Sul – a Penitenciária Estadual de Dourados (PED) – o flagrante aconteceu durante a entrega de pertences realizada na última sexta-feira (23.10), por volta das 08h30.
A visitante levava produtos de limpeza a um interno da unidade penal e ao revistar os materiais foram detectadas várias porções de substância análoga à maconha dentro de um frasco de água sanitária e de dois frascos de desengordurante.
Ao todo, foram apreendidos cerca de 400 gramas de drogas escondidas, além de quatro pendrives, um cartão de memória e um fone de ouvido.
Questionada, a visitante afirmou que pegou os pertences de uma senhora que informou ser a madrinha do seu filho.
Já no Estabelecimento Penal de Rio Brilhante, os policiais penais detectaram pelo sistema de videomonitoramento uma movimentação estranha na galeria D. Ao se deslocarem até o corredor, se depararam com dois internos encapuzados com vários cabos de vassouras emendados tentando puxar algo da parte de cima do solário.
Os servidores verbalizaram para que parassem com a atitude, porém continuaram e eram incitados a continuar pelos outros presos. Depois de muito insistir, os internos entraram na cela e foram imediatamente identificados.
Em seguida, os policiais penais subiram até o solário e encontraram dois invólucros que continham três celulares, sendo um deles com dois chips, além de quatro baterias e parte de um cabo de carregador.
Após o ocorrido, os envolvidos foram isolados em cela disciplinar e responderão Procedimento Administrativo Disciplinar (Padic).
Os produtos ilícitos apreendidos, bem como, a visitante foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil dos respectivos municípios para registro de ocorrência e providências cabíveis.