Dois policiais penais que integram o Comando de Operações Penitenciárias (COPE) concluíram este mês o 3º Curso de Formação de Equipes de Imobilização Tática – Pitbull, promovido pela da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (ESPEN) do Paraná, que contou com a participação de profissionais de diferentes partes do país.
O COPE é o grupamento especial da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen/MS), que representa a força de reação da instituição em situações de crise.
Nesse contexto, o imobilizador tático prisional é o operador do grupo de intervenção tática que realiza o contato direto com o preso, sendo responsável por algemar, imobilizar e conduzir para locais pré-ordenados, visando sempre a salvaguarda da integridade física do apenado.
Com carga horária de 140 horas/aulas, O CEFEIT – PITBULL foi um curso operacional avançado, que apresentou técnicas e procedimentos necessários ao bom desenvolvimento e atuação da figura do imobilizador tático dentro de sua célula ou grupamento, reforçando a proposta de operar com segurança e responsabilidade.
A capacitação envolveu desde ciências jurídicas aplicadas à atividade policial, técnicas de algemação e instruções de contato total, retenção e contra retenção, onde o operador é levado ao seu extremo, física e mentalmente.
“Foram dias excepcionais ao lado dos meus irmãos de turno, onde a dedicação e a superação foram necessárias para concluir o curso. Dedicação total em respeito aos instrutores e aos que ombreavam comigo. Concluo com a certeza que saí transformado, preparado para contribuir ainda mais com minha Instituição”, destacou o policiai penal do COPE, Graziano Couto, que ficou em 1º lugar na capacitação.
Outro capacitado, Welinton de Andrade Jara, classificou a experiência como “inesquecível”, já que foi possível aprender o que tem de melhor nas técnicas de imobilização tática, conhecimento que será replicado aos demais imobilizadores táticos do Grupo de Intervenção. Foram 15 dias de luta, resiliência, dor, superação e gratidão. Só quem conquista esse brevê, sabe o peso e responsabilidade que tem. Agora ‘sou Pitbull, ganhei irmãos de Matilha’”, comemorou.
Para participação de Mato Grosso do Sul na capacitação teve o apoio logístico da Agepen e do Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária (Sinsap). Ao todo, nove policiais penais concluíram a capacitação.