O lançamento do “Programa Fluxo da Igualdade”, realizado na noite dessa terça-feira (11.7), contou com a participação de policiais penais em representação à Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). O evento foi organizado em parceria com a Prefeitura de Rio Brilhante e reuniu autoridades, profissionais da saúde e educação, além de membros da sociedade civil interessados em debater a importância da igualdade menstrual e seus impactos na comunidade.
O Programa Fluxo da Igualdade consiste na fabricação de absorventes descartáveis no Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante. Atualmente, cerca de 3 mil absorventes são produzidos mensalmente na unidade prisional, atendendo às detentas e sendo distribuídos pela Secretaria de Educação para as alunas das Escolas Municipais que necessitam.
A iniciativa tem como objetivo não apenas promover o trabalho dentro do sistema penitenciário, mas também enfrentar um problema muitas vezes negligenciado pela sociedade: a pobreza menstrual. De acordo com um relatório da Fundação das Nações Unidas, uma em cada 4 brasileiras não tem acesso a absorventes, o que pode resultar em consequências graves.
Estima-se que estudantes cheguem a perder até 45 dias letivos por ano devido à falta de itens de higiene íntima adequados. Além disso, a ausência de uma higiene menstrual adequada pode comprometer a saúde das pessoas que menstruam, aumentando o risco de infecções causadas pelo uso de formas alternativas de absorventes, como trapos de pano, jornais ou até mesmo miolos de pão.
O Programa Fluxo da Igualdade, além de distribuir absorventes nas escolas, tem como propósito realizar rodas de conversa e palestras informativas sobre dignidade menstrual e saúde em parceria com outras instituições. Essas ações visam conscientizar a população sobre a importância da higiene menstrual e seus impactos na vida das mulheres.
Pela Agepen participaram as chefes de Divisõe: Marinês Savoia (Promoção Social)e Rita Luciana Domingues (Assistência à Saúde Prisional), a diretora do Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante, Lígia Maria Asato; a assessoras Maria Rosane Fernandes (Diretoria de Operações) e Zoraia Coscioni (Diretoria de Polícia Penal), entre outras.
Com informações da Prefeitura de Rio Brilhante.