Policiais penais da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) se capacitaram em Combate e Resgate em Ambiente com Incêndio, promovido pela Força Aérea Brasileira, por meio da Célula de Contraincêndio da Base Aérea de Campo Grande.
Realizado entre os dias 14 a 16 de fevereiro, nove servidores receberam instruções sobre uso correto de extintores e mangueiras de combate à incêndio; uso correto da chave de Rautek; extração de ferido em ambientes contaminados com fumaça e sem luminosidade; e noções de Atendimento Pré-Hospitalar Tático.
Além disso, foi desenvolvido um simulado do uso de brigadista em ambiente de intervenção com a necessidade de resgate de vítima, juntamente com policiais penais federais.
Dentre os participantes, o servidor Jorge Luiz Ramos destacou que a instrução foi bem didática e operacional. “Este curso promoveu a interação entre os membros da equipe; para mim foi muito bom tanto para a vida pessoal e profissional. Parabéns por esta maravilhosa iniciativa, espero que tenha continuidade”, destacou.
Já para a policial penal Viviane essa foi uma oportunidade de ampliar o conhecimento, com excelentes profissionais que entregaram novas experiências. “Desta forma, nos tornamos multiplicadores em nossas unidades penais também”, afirmou.
A capacitação foi articulada pela Diretoria de Operações da Agepen, por meio de sua Divisão de Estabelecimentos Penais, e contou com apoio do policial penal Marcelo Casaro. Ao final do curso, os servidores entregaram uma lembrança aos militares como agradecimento pela formação.