Com 20 anos de serviços prestados na Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), a policial penal Mônica Pinto Leimgruber vai lançar o terceiro volume do livro “Inteligência, Segurança Pública e Organização Criminosa”. O evento será realizado nesta terça-feira (17.10), às 18h30, na Cafeteria Doce Lembrança (Rua Dom Aquino, 2055 – Centro), na capital.
Além de Mônica, a coletânea de artigos técnicos-científicos conta também como organizadores os pesquisadores Yuri Lopes e Hêndrio Inandy. A ideia iniciou em meados de 2018, com o Grupo Ciência Policial, que surgiu a partir do “1° Grupo Técnico de Análise e Produção do Conhecimento Estratégico”, promovido pela Diretoria de Inteligência da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), em Brasília.
Com doutorado na área de Psicologia, Mônica destaca que a intenção da produção é eternizar os conhecimentos específicos dos profissionais da segurança pública, em forma de um livro com coletânea de artigos.
“Atualmente, o Grupo Ciência Policial reúne diversos autores do mais alto gabarito, que aliam conhecimento técnico, experiência e atuação no campo da inteligência, segurança pública e organização criminosa, e irá lançar um novo livro: Polícia Penal em Foco”, revelou a servidora, durante entrega de exemplares ao diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini.
Projeto
Além das obras voltadas ao tema referente à facção criminosa, a pesquisadora está trabalhando em uma nova obra, voltada ao trabalho da Polícia Penal, com a participação de profissionais de todo o país. De acordo com Mônica, com a promulgação da Emenda Constitucional 104/2019 o Sistema Penitenciário tem vivido um ambiente totalmente favorável e oportuno para criação de um livro exclusivamente voltado para a Polícia Penal.
“Favorável, por não existir qualquer livro que tenha somente articulistas da classe Policial Penal e que trate da temática; e oportuno por buscar valorizar essa novel polícia.
A obra “Polícia Penal em Foco” terá como objetivo maior, a pesquisa e as reflexões correlacionadas ao Sistema Prisional Brasileiro. Ainda não foi informada a data oficial de lançamento desta obra.