O policial penal Marcelo Casaro foi um dos capacitados no Estágio de Segurança e Proteção de Autoridades (ESPA/22), conduzido pelo 9° Batalhão de Polícia do Exército, com a finalidade de qualificar militares e integrantes de órgãos de segurança pública (OSP) nas atividades de proteção de dignitários civis e militares.
Ao todo, 26 profissionais concluíram o curso, dentre eles militares do Exército Brasileiro, integrantes de Órgãos de Segurança Pública (OSP), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento Penitenciário Nacional. Marcelo foi o único representante da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) no curso.
A capacitação aconteceu entre os dias 18 de abril e 20 de maio, e a cerimônia de encerramento foi presidida pelo senhor General de Exército Anísio David de Oliveira Junior, Comandante Militar do Oeste, contando também com a presença de autoridades civis e militares, entre eles o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, e o diretor-geral da Polícia Penal, Valdimir Ayala Castro.
A grade curricular ministrada envolveu noções do funcionamento de bombas e explosivos, comunicações, direito internacional público, direção evasiva, escuta eletrônica, observação, memorização e descrição, retrato falado, escolha de itinerários, tiro, planejamento e condução de operações de segurança de autoridade, primeiros socorros, técnicas de defesa pessoal, serviço de segurança e segurança física de instalações.
De acordo com o exército, os participantes estão aptos a planejar a conduzir operações de segurança de autoridades, sendo uma oportunidade também de integração de Força Terrestre com os OSP locais.