A edição do Diário Oficial do Estado, desta sexta-feira (16.12), traz a concessão de Elogio Funcional da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) à policial penal Renata de Souza Pereira Lopes Goncalves por atuar “além do dever legal e das atribuições de função determinadas na carreira”.
O elogio foi deferido pelo Conselho de Administração Penitenciária (CAP), após indicação do Comando do Grupamento de Escolta Penitenciária de Campo Grande (GEP), reforçando que a servidora “desempenhou com honra e extrema dedicação suas funções enquanto esteve à frente da equipe responsável pelos transportes para atendimentos médicos agendados”.
Em 1° de setembro de 2021, durante uma escolta médica, uma interna teve um mal súbito, sendo constatada pela servidora a parada cardiorrespiratória, o que foi fundamental para o correto socorro imediato e para salvar a vida da custodiada. Em outra oportunidade, Renata prestou todo atendimento pré-hospitalar para uma detenta que estava em trabalho de parto. “A policial penal manteve a interna calma, controlando sua respiração, pulsação e aferindo o intervalo entre as contrações desde o embarque na ambulância até a chegada no hospital”.
De acordo com o comandante do GEP da capital, Evandro Mota, a policial homenageada sempre teve preocupações com o bem-estar dos presos transportados. “Sempre os tratou de maneira digna e humanizada. Além disso, sempre se esforçou ao máximo para que todos fossem atendidos durante seu turno de serviço”, elogiou.
Atualmente, a policial penal Renata Gonçalves compõe a equipe de servidores de Ponta Porã.