Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Escola Estadual Polo Professora Regina Lúcia Anffe Nunes Betine realizam, nos últimos dias de 2016, em todas as unidades penais da autarquia, cerimônias de encerramento do ano letivo.
No Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, a cerimônia ocorreu na sexta-feira (16), com a participação do diretor-presidente da Agepen e do vice diretor da Escola Polo, professor Vladmir de Souza.
O evento contou com apresentação de um vídeo com os melhores momentos do ano de 2016, além de dança acrobática, teatro, coral e uma dança apresentada pelas professoras para homenagear os alunos. Todas as atividades artísticas foram elaboradas e executadas pelos professores e alunos.
O vice-diretor da Escola Pólo Regina Lúcia Anffe Nunes Betine, professor Vladmir de Souza, destacou as peculiaridades do ensino no sistema prisional, onde os professores ficam enclausurados com os alunos. Porém, disse ele, “os frutos que colhemos são muito gratificantes, à medida em que vemos a transformação dos nossos alunos graças ao empenho dos mestres”.
Já o diretor do estabelecimento penal, João Bosco Correa, destacou a persistência dos 74 alunos que continuam regularmente matriculados, já que muitos desistiram durante o ano por inúmeras razões e parabenizou o empenho dos professores e servidores para que esse número aumente cada vez mais.
Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, a parceria entre a autarquia e a secretaria de educação tem sido preponderante para melhorar os índices de ressocialização do sistema prisional de nosso Estado. Segundo Stropa “a dedicação dos nossos servidores, num momento delicado da instituição, quando o governo busca melhorar a estrutura e aumentar o número de servidores, é que tem possibilitado que a frequência escolar se concretize”, devendo ser destacada “a excepcional dedicação dos diretores e professores da Escola Polo Regina Betine em todas as nossas unidades, pela coragem, disposição, arrojo, criatividade e amor ao que fazem”.
Também esteve presente no evento o chefe de gabinete da Agepen, Dumas Torraca Michels, o coordenador pedagógico da Escola Betine, Hélio Maciel, a responsável pelo setor de educação da EPJFC, Luciana Cavalcanti Borges Mendes, professores e alunos da escola, além dos servidores do próprio estabelecimento penal.