Campo Grande (MS) – As três melhores resenhas elaboradas por internas do estabelecimento penal Feminino Irmã Irma Zorzi (EPFIIZ), participantes do Projeto Crescer + Ler foram premiadas esta semana. Cada reeducanda teve a oportunidade de escolher um livro, realizar a leitura e refletir a temática expressando pela resenha o que mais tocou-lhe o coração.
Realizada por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Igreja Verbo da Vida, a ação teve início em setembro de 2017 com a doação de 104 livros pela instituição religiosa, são obras voltadas ao amor de Deus, a vivência da fé e o conforto espiritual.
A iniciativa cultural que une conhecimento e espiritualidade tem por objetivo incentivar as custodiadas na busca pelo saber e proporcionar um estímulo para o raciocínio e a criatividade, levando cada uma a ter prazer pela leitura.
Ao todo, sete internas participaram da disputa. A primeira colocada foi a reeducanda Jacqueline Michelle Spessato, com resenha sobre a obra Características que identificam o Cristão Verdadeiro. O segundo lugar ficou com Andréia Aparecida Figueiredo Ajala e o terceiro com a detenta Juliana Jaskuski, que discorreram sobre os livros Como Tomar posse da Benção e A Fé Real, respectivamente. “É um projeto valioso que permite estar próximo de Deus”, destacou uma Juliana, falando em nome das demais.
Para a diretora do EPFIIZ, Mari Jane Boleti Carrilho, a leitura engrandece a alma e o coração. “E a leitura cristã é o alicerce para o fortalecimento da fé”, destacou, parabenizando todas as participantes, membros realizadores do projeto e a equipe da unidade prisional.
Um dos responsáveis pela realização do Crescer+Ler no EPFIIZ, o pastor Agnaldo Andrade Lima enfatizou que a ideia é levar transformação de vida e de caráter às internas. “A palavra de Deus tem o poder de fazer-nos livres, de libertar-nos onde quer que estejamos”, declarou.
Também participaram do evento o líder do projeto Crescer + Ler Marcelo Borges Nogueira, os membros responsáveis pela inciativa: do Ana Carolina Franco, Gislaine Rigoli e Maikon Cáceres; além de representantes da Diretoria de Assistência Penitenciária e da Divisão de Educação da Agepen.
Colaborou agente Liléia Leite, do EPFIIZ.
Fotos: Divulgação EPFIIZ.