Campo Grande (MS) – Atividades educacionais realizadas com reeducandos do Estabelecimento Penal de Paranaíba (EPPar) levaram conhecimentos e uma nova consciência sobre futuro, seja de conquistas dos sonhos ou mesmo atuando para um planeta mais sustentável através da reciclagem. Os projetos foram desenvolvidos pela Escola Estadual Dr. Ermírio Leal Garcia, responsável pelo ensino na unidade prisional, por meio do sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e fizeram parte do Conectando Saberes II.
“Nunca desista de seus sonhos: cocriando o amanhã” foi um trabalho de leitura reflexiva, como objeto de estudo da obra “Nunca desista de seus sonhos”, de Augusto Cury. O livro traz as seguintes reflexões como: sonhos são como uma bússola, indicando os caminhos que seguiremos e as metas que queremos alcançar; são eles que nos impulsionam, nos fortalecem e nos permitem crescer. “A obra traz reflexão que, se os sonhos são pequenos, nossas possibilidades de sucesso também serão limitadas, pois desistir dos sonhos é abrir mão da felicidade, porque quem não persegue seus objetivos está condenado a fracassar 100% das vezes”, comentou o professor Antoniel de Oliveira, idealizador do trabalho.
Segundo ele, durante as discussões, foram analisadas as trajetórias vitoriosas de grandes sonhadores, como Jesus Cristo, Abraham Lincoln , Martin Luther King. “E também do próprio Augusto Cury, pois ele nos faz repensar a vida e nos inspira a não deixar nossos sonhos morrerem”, reforçou.
Para Antoniel, foi uma” grande satisfação” poder articular ações como essa dentro do estabelecimento penal, além de ministrar os conhecimentos próprios da grade curricular. “É missão de cada cidadão contribuir de alguma maneira para o processo de ressocialização daqueles que cometeram algum ilícito e precisam de apoio para cocriar o amanhã”, afirmou.
O professor explicou que trabalho tem por objetivo geral desenvolver nos estudantes/internos um processo de leitura e reflexão frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, auxiliando-os a se tornarem leitores, escritores e cocriadores da própria realidade, que por meio dos conhecimentos adquiridos almejem uma mudança transformadora, possibilitando uma ressocialização mais eficaz.
A iniciativa foi concluída no último dia 27, nos turnos matutino e vespertino, com a mesma pauta, para que todos pudessem participar. Contou com a presença do diretor da penitenciária, André Aparecido França, da coordenadora pedagógica, Ivonete Souza dos Reis, da assistente social Grasiela Brito, bem como de todos os estudantes e professores.
“Tudo o que li, que os professores me explicaram, o que eu ouvi da coordenadora e do psicólogo fez sentido, se encaixou. Eu vou conseguir cocriar o meu amanhã”, declarou um dos reeducandos participantes durante a conclusão, reforçando que a leitura o despertou “para buscar um novo rumo na vida”.
Na ocasião foi realizada palestra intitulada “O uso dos afetos como competência socioemocional”, realizada pelo professor Dr. Jeferson Camargo Taborda, coordenador do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus de Paranaíba. Além disso, foram feitas várias apresentações culturais, e de diversas músicas, inclusive uma de autoria de um estudante, e leitura de poemas produzidos pelos estudantes privados de liberdade.
Já o Projeto “Brinquedos e alegria: aprendendo a reciclar todo dia” envolveu a confecção, durante as aulas, de jogos e brinquedos como bilboquê, jogo da velha, jogo de dama e boneca, tendo a sucata como matéria-prima. Além de abordar a importância da reciclagem para amenizar o caos no planeta, o projeto visa também desenvolver o espírito solidariedade e amor ao próximo.
A proposta foi realizada em dois momentos: no dia 12 de outubro, dia das crianças, os estudantes fizeram a entrega dos brinquedos aos seus filhos e, no dia 30 de novembro, os educadores entregaram parte dos brinquedos aos idosos e idosas, do Lar Santo Agostinho, em Paranaíba MS.
Idealizadora deste projeto, a professora Laurenice Coutinho relatou que é muito gratificante realizar este trabalho em equipe, pois além de ser uma atividade lúdica para os estudantes, traz um pouco de alegria àqueles que receberam os brinquedos. “Entregar uma boneca a uma idosa é tão emocionante quanto entregar a uma menina. Os idosos foram receptivos aos jogos, pois, em boa parte do tempo eles se distraem com estas atividades”, enfatiza.
Segundo o gerente administrativo do Lar Santo Agostinho de Paranaíba MS, Laerte Nunes Dias, o Lar de Idosos tem hoje aproximadamente 50 moradores. “Toda manifestação de solidariedade e carinho é muito bem vinda!”, agradeceu.
Para a coordenadora pedagógica da Unidade de Extensão, trabalhar projetos como esse é muito importante, pois, além de ser uma ferramenta pedagógica, é também social. “Além disso, graças à dedicação da equipe de educadores que atuam nesta modalidade de ensino, bem como a confiança e apoio da direção da Escola Estadual Dr. Ermírio Leal Garcia e do Estabelecimento Penal de Paranaíba, foi possível realizar estes dois grandes projetos no segundo semestre deste ano, com os estudantes do EPPar. Foi maravilhoso ver a alegria de todos os envolvidos. Impossível não se emocionar diante de tudo o que foi realizado!”, relatou.
A diretora Rozeni Lima de Souza Ferreira Silva e a diretora-adjunta Neiva Nazareth da Silva Leonel da Escola Estadual Dr. Ermírio Leal Garcia, enfatizaram que os projetos desenvolvidos na Unidade de Extensão do Estabelecimento Penal são de suma importância para formação e reflexão dos estudantes e de toda equipe. “Este tipo de trabalho será constante, devido à avaliação positiva de todos os segmentos envolvidos. Tendo em vista a relevância como ferramenta pedagógica e de desenvolvimento pessoal, ambos foram inseridos na Proposta Pedagógica da Escola”.
Com informações e fotos da Secretaria de Estado de Educação.