Campo Grande (MS) – Cerca de 50 servidores penitenciários e convidados participaram na manhã desta quinta-feira (17) da palestra sobre Psicopatia, ministrada pelo médico-psiquiatra Juberty Antônio de Souza, no Instituto Penal de Campo Grande (IPCG). Também foram abordadas as características e cuidados na lida cotidiana com custodiados que são doentes psiquiátricos.
O trabalho foi coordenado pela Diretoria de Administração e Finanças da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), através do Núcleo de Apoio Psicossocial ao Servidor, e teve como objetivo orientar os profissionais no trabalho cotidiano com os diferentes tipos de perfis.
O psiquiatra demonstrou vários exemplos conhecidos de psicopatas que cometeram crimes que chocaram o país e descreveu as caraterísticas dessas pessoas, além dos fatores hereditários, biológicos, culturais e ambientais que os envolve.
O profissional falou, ainda, sobre personalidades antissociais, “paranoides” e “esquizoides”, e destacou a diferença entre psicopatas e presos que sofrem de doenças mentais.
Presente no evento, o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, destacou a importância de levar orientação aos servidores penitenciários, que lidam no dia a dia com os mais diferentes perfis psicopáticos e antissociais que compõem a massa carcerária. Segundo Stropa, a intenção é que a palestra possa ser apresentada em outras unidades, e que outros temas também possam ser abordados.
Para o agente penitenciário, Miguel Barthiman dos Santos Royg, um dos participantes, a palestra contribui para que se tenha um olhar mais clínico no trabalho”.