Para que os cerca de 1.870 servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) pudessem exercer o direito de escolha de quem irá representá-los no Conselho de Administração Penitenciária (CAP), 91 profissionais da carreira estiveram empenhados para que todo o processo transcorresse sem alterações, seja compondo a comissão eleitoral responsável, seja atuando como mesários ou presidentes e vice-presidentes de seções.
As eleições aconteceram nesta terça-feira (7.12), das 8 às 16 horas. Ao todo, foram 28 seções eleitorais nos 20 municípios onde a Agepen se faz presente. O resultado da votação será divulgado em Diário Oficial do Estado após a apuração dos votos manuais.
No total, seis candidatos concorreram nas suas respectivas áreas de atuação: Administração e Finanças, Assistência e Perícia, e Segurança e Custódia. Será eleito um representante de cada área e o segundo colocado ficará como suplente.
Para a presidenta da Comissão Eleitoral, Marieli Boleti Guarini Monteiro, o trabalho dos servidores que atuaram na eleição beneficia toda a categoria, já que a escolha dos membros do CAP é de interesse de todos, uma vez que o principal objetivo deste órgão deliberativo é o aperfeiçoamento da instituição. “Expresso meus agradecimentos pela honra de realizar esse trabalho em equipe, pois alcançamos o nosso alvo para que ocorresse uma eleição democrática”, destacou. “Além do profissionalismo e dedicação, mostramos mais uma vez a importância da união de todos, lutando por um objetivo em comum”, complementou, após o encerramento da votação.
O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, também agradeceu o empenho de todos os envolvidos e enfatizou que a instituição se torna mais fortalecida à medida em que há maior participação dos servidores. “O CAP é de suma importância dentro da estrutura da Agepen e essa escolha se dá de forma democrática, o que traz ainda maior significado para isso. Meus parabéns a toda comissão eleitoral e também aos que atuaram nas seções eleitorais em todo o estado; sem a dedicação de cada um esse processo, tão importante para a Agepen, não seria possível”, agradeceu. O dirigente acompanhou o processo eleitoral na Sede da Agepen, juntamente com o chefe de gabinete, Valdimir Ayala Castro, e com o atual secretário do Conselho, Marcos Alberto Queiroz Moraes; além de membros da comissão.
Além da presidenta, a comissão da organização eleitoral também é formada pelos servidores: Juliana Benfatti de Alencar (vice-presidente), Bárbara Andrade Ribeiro, Carolina Giatti Sodre Arruda Coelho, José Henrique Lopes de Faria, Mirian Anderson e Paulo Sérgio Vieira.
CAP
Previsto na Lei 2.518/02, o Conselho de Administração Penitenciária, órgão de deliberação coletiva, tem por finalidade o acompanhamento do cumprimento dos mandamentos institucionais das atividades vinculadas à carreira Segurança Penitenciária, sendo de sua competência:
• Receber, apreciar e aprovar propostas de elogio formuladas por autoridades, cidadãos e funcionários, em virtude de atos meritórios que haja praticado;
• Propor normas relativas à utilização de novas técnicas e métodos, visando ao aperfeiçoamento e eficiência da instituição penitenciária;
• Pronunciar-se nos processos de promoções na carreira da Agepen;
• Emitir parecer nos procedimentos disciplinares e nos recursos referentes à aplicação de penalidades administrativas no âmbito do Sistema Penitenciário.
O Conselho de Administração Penitenciária também é competente para decidir sobre a reabilitação do servidor da carreira Segurança Penitenciária que o requerer.
Presidido pelo diretor-presidente da Agepen, o CAP é composto por três membros eleitos pelos seus pares e dois indicados pela presidência da agência penitenciária. O mandato dos membros do Conselho é de dois anos, permitida uma recondução.
Confira abaixo galeria com fotos das seções eleitorais em várias partes do estado:
As fotos da galeria foram fornecidas pela Comissão Eleitoral.