Lançado em agosto/2020 pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, o programa é desenvolvido através de lives com mulheres inspiradoras e oficinas virtuais de qualificação profissional, abordando diversos temas práticos para terem aplicação no dia-a-dia. O “Recomeçar” é destinado às mulheres que queiram ter autonomia econômica e às mulheres empreendedoras que desejem aprimorar seus conhecimentos, tendo como foco incentivar a autonomia econômica e social de todas as mulheres, especialmente daquelas que estão em situação de violência e de vulnerabilidade social.
Ao falar sobre o programa Recomeçar, a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, faz uma meta ousada: “Queremos ver cada dia mais mulheres empoderadas, empregadas, trabalhando, auferindo renda e sendo donas de suas vidas e de suas escolhas. Com as parcerias da FUNTRAB, SEBRAE e Rede Mulher Empreendedora, esperamos qualificar mais de 1.000 mulheres neste ano de 2021”.
A parceria com as Prefeituras Municipais, por meio das gestoras municipais de políticas para mulheres auxilia na divulgação e na interiorização do programa, levando informação e qualificação inclusive para mulheres rurais, indígenas e quilombolas, nos seus territórios de cidadania, bastando ter acesso à internet, no celular ou no computador.
A Coordenadora da Mulher de Mundo Novo, Rosângela Pascuim, fez o lançamento do programa ao lado da secretária municipal de Assistência Social, Eliane Rocha e da vice-prefeita, Rosária Andrade, inovando ao propor que CRAS e CREAS façam turmas de mulheres para participarem das oficinas.
“O nosso principal foco é que o conhecimento empodera. Vamos também dar oportunidade para quem não tem o acesso digital realizar os cursos no Centro de Qualificação. Esta seleção virá através do CRAS e do CREAS”, explicou Rosângela.
A Coordenadora de Mulheres de Nova Alvorada do Sul, Marinete Meireles, reforça a importância das oficinas para a qualificação profissional das mulheres: “Em período de pandemia, a inclusão digital impacta de forma muito positiva e inovadora na nossa vida e as oficinas trazem mais elementos para abrir oportunidades no mundo do trabalho, as oficinas fortalecem todas as mulheres que buscam se tornar empoderadas e empreendedoras, levando o conhecimento a todas as mulheres que necessitam se reescrever com persistência e inspiração, nós mulheres podemos tudo quando nos permitimos.”
Já a parceria inaugurada com a AGEPEN está permitindo que mulheres em situação de privação de liberdade participem das oficinas de qualificação profissional, o que contribui para a ressocialização das internas – observando que, devido à pandemia, os grupos estão guardando distanciamento social e usando Equipamentos de Proteção Individual.
Conforme a chefe da Divisão de Promoção Social da AGEPEN, Marinês Savoia, as oficinas virtuais durante a pandemia são uma importante ferramenta de aproximação com as internas, preparando-as para a reintegração social e no mercado de trabalho. “Essa integração com os órgãos públicos é muito enriquecedora, pelo fato desse olhar diferenciado para as custodiadas e a preocupação após o cumprimento de pena”, destaca.
As internas do Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” demonstraram satisfação com a sistematização das informações de como elaborar o currículo, como prepararem-se para as entrevistas: vestimenta, apresentação pessoal, a linguagem utilizada durante o processo seletivo, as principais características avaliadas nas dinâmicas em grupo.
Segundo a interna J.M.S., que participou da oficina ministrada pela FUNTRAB sobre orientações para inserção no mercado de trabalho, “a oficina foi de suma importância para nós que estamos tanto tempo longe do mercado de trabalho e agradecemos os esforços da diretora e de nossas assistentes sociais e psicólogas que sempre buscam maneiras de nos ensinar que, podemos sim, mudar e deixar para trás tudo aquilo que nos trouxe para o cárcere, é possível sim, sair deste casulo que nos encontrávamos e nos transformar numa bela borboleta”.
Não por acaso, o símbolo do programa “Recomeçar” é uma borboleta, que transmite a simbologia de transformação, de liberdade.
As oficinas do “Recomeçar” acontecem sempre nas últimas terças-feiras do mês. Nesta terça-feira, dia 28, o tema será “Tornando-se uma mulher empreendedora”: Perfil da Empreendedora; Auto avaliação dos talentos e potenciais; Levantamento de oportunidades para empreender e Elaboração de um plano de ação básico, ministrada por Carol Reis, Rede Mulher Empreendedora. Segue o link para inscrição: https://forms.office.com/r/4vyacQ3uZd.
Para maiores informações, entre em contato com a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres – SPPM/MS, pelo telefone (67) 3316-9192 ou pelo email sppm.recomecar@gmail.com.
Com informações da SPPM/MS.