Campo Grande (MS) – Reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” (EPFIIZ) estão participando de um “Curso de Maquiador Profissional”. A capacitação é oferecida por meio do Programa de Gratuidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (PSG/Senac), por meio de uma parceria com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).
Com seis anos de experiência profissional como docente na área, o instrutor Márcio Massad explica que o curso envolve aulas teóricas e práticas, que abordam desde o mercado de trabalho, beleza e moda, a tipos de peles e maquiagens. “Elas têm demonstrado bastante interesse e facilidade em aprender”, afirma o professor.
A detenta Cléia Ramos, 30 anos, é uma das futuras maquiadoras profissionais e está bastante empolgada. Ela garante que quando retornar ao convívio em sociedade quer colocar em prática o que aprendeu. “No ano passado eu participei aqui no presídio do curso de manicure e agora estou aprendendo a maquiar, quero trabalhar nessa área de beleza e começar uma nova vida”, afirma.
Para a diretora do EPFIIZ, Mari Jane Boleti Carrilho, a capacitação promove a inclusão social da custodiadas. “Transforma e oferece a oportunidade de um futuro melhor. Além de profissionalizá-las, o cuidado com a beleza aumenta consideravelmente a autoestima e o resultado reflete na boa disciplina delas”, ressalta.
Com duração de 160 horas/aula, a qualificação teve início em maio e prossegue até o dia 26 do mês que vem. O curso conta com a participação de 20 custodiadas.
Colaborou Kamila Sanches, do EPFIIZ.