Rio Brilhante (MS) – Pela relevância do tema “Violência contra a Mulher”, reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante participaram de palestra informativa. Durante a ação foram distribuídos panfletos explicativos sobre os tipos de violência familiar contra a mulher e a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).
Com objetivo de esclarecer dúvidas e erradicar esse tipo de violência social, a ação integrou uma parceria da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Rio Brilhante.
Ministrada pela psicóloga Kelone Vidal, a palestra buscou sensibilizar todas as custodiadas para a importância de combater e denunciar a violência contra mulheres. Além disso, foram fornecidas orientações sobre as consequências de violências como esta, bem como sobre que atitudes podem colaborar para erradicar este problema.
Segundo a diretora da unidade penal, Ligia Maria Asato Dorta, houve muita participação das custodiadas, que compartilharam diversos relatos de violência doméstica sofridos por elas e muitos outros depoimentos relacionados ao tema. “Apresentações como essas tem a intenção de trabalhar no âmbito socioeducativo das custodiadas, por isso utilizamos temas que elas se identificam para justamente interagirem mais e incentivar novos pensamentos para o futuro”, destacou a diretora.
Diversos programas têm sido desenvolvidos com as mulheres encarceradas do estado, com foco no combate à violência doméstica, “objetivamos resgatar a dignidade, quebrar o ciclo de agressões e humanizar esse tema por meio do aumento da conscientização, de forma, a incentivar a mudança de valores e erradicar a reincidência criminal”, destaca o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves.
Texto: Tatyane Santinoni.