Com o objetivo de promover a interação entre as internas e auxiliar no processo de ressocialização por meio da arte e cultura, teve início este mês no EPFTL (Estabelecimento Penal Feminino de Três Lagoas) o” Projeto de Música de Ação pela Paz”, que disponibiliza aulas de violão para as reeducandas.
A iniciativa é uma parceria entre a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e o Instituto Sou da Paz. As aulas são ministradas, de forma voluntária, uma vez por semana, pelo professor de violão Cristiano Ferreira Magalhães, músico da Igreja do Evangelho Quadrangular. Dez internas participam da ação.
O projeto é uma atividade complementar às demais realizadas no presídio, segundo a diretora do EPTL, Antônia Eva dos Santos Gomes. “Com o empenho das nossas equipes de servidores, estamos, cada vez mais, crescendo e procurando parcerias para desenvolver ações em busca da reinserção social, tão fundamental dentro do ambiente do cárcere”, comenta a dirigente.
Para diretora, “as aulas de violão propiciam a oportunidade de transformação na vida do indivíduo, desenvolvendo a autoconfiança, a perseverança e melhorando a autoestima das custodiadas”.
O Projeto de Música de Ação pela Paz integra um conjunto de boas práticas desenvolvidos pela Agepen, por meio de sua Diretoria de Assistência Penitenciária.