Bataguassu (MS) – Internos do Estabelecimento Penal de Bataguassu (EPB) participaram recentemente uma palestra sobre tuberculose, promovida pela equipe médica que presta serviços na no local.
O médico Fábio Pavin Lassi e a enfermeira Kelly Alessandra Maticolli explicaram o que é a doença, como preveni-la, formas de contágio e tratamento.
De acordo com o diretor do EPB, Etamar Cardoso Cavalheiro, o objetivo da iniciativa foi sanar as dúvidas dos internos, “que sempre ficam apreensivos quando há suspeita de algum interno com tuberculose”.
Palestras como a realizada no presídio de Bataguassu são apenas algumas das ações de enfrentamento à doença realizadas pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) junto à população carcerária do Estado, que contam ainda com exames regulares e atendimentos médicos. Os trabalhos são coordenados pela Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen, por meio da Divisão de Saúde.
O enfrentamento à doença no ambiente prisional é essencial e reflete para a não propagação da tuberculose para o restante da população, segundo o pesquisador e médico infectologista, Júlio Croda, que coordena um projeto referente ao assunto em unidades de Mato Grosso do Sul.
Colaborou agente Maria Gomes.