Uma iniciativa com ênfase na conscientização sobre temáticas importantes da vida em sociedade, reeducandos do Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Caarapó participaram de atividades, por meio do Projeto Rondon.
Ministrado por acadêmicos do Instituto Federal de Minas Gerais e da Universidade Estadual Paulista em Araraquara, o encontro levou orientações sobre combate à dependência química de álcool e drogas; Hepatites e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s); além de instruções acerca de projetos de vida.
De acordo com o diretor da unidade penal, Heverson da Silva Bastos, esse projeto executa atividades que visam contribuir para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliam o bem-estar da população, nesse caso, para a cidade de Caarapó, especificamente a população prisional.
“A iniciativa é de suma importância, pois muitos internos que cumprem pena aqui oriundos da comarca, então, ao oportunizar atividades de orientação voltada à promoção de higiene pessoal e de saúde contribuiu durante o cumprimento de pena, bem como, prepara para um melhor retorno ao convívio social”, destaca o diretor.
Também participaram do evento a representante do município de Caarapó, Zenilda Marques; o professor responsável, Paulo Ricardo Sanches; além dos acadêmicos.
Projeto Rondon
Com início de suas atividades em 1967, o Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, caracterizado pelo esforço dos Governos Federal, Estadual e Municipal em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação.
O objetivo é aproximar, voluntariamente, a juventude universitária da realidade deste país continental, multicultural e multirracial e, especialmente, de proporcionar aos estudantes universitários a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento social do Brasil.
Mais que um projeto educacional, é uma ferramenta de transformação social, à medida que conscientiza os acadêmicos participantes da importância de seu papel de protagonista na busca de uma sociedade mais justa e igualitária.