Reeducandos de Nova Andradina concluem curso de soldador industrial e iniciam de eletricista automotivo

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, dezembro 14, 2015 as 15:59 | Voltar

Nova Andradina (MS) - Internos do Estabelecimento Penal Masculino do Regime Fechado de Nova Andradina (EPMNA) concluíram o curso de e soldador industrial, oferecido por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, com o apoio dos conselhos locais de Segurança e da Comunidade.

As aulas foram ministradas dentro da unidade , com a participação de  10 custodiados. Além deles, outros 19 ingressaram no novo curso que começou a ser ministrado na unidade: o de eletricista de automóvel.

A solenidade de certificação foi realizada na última sexta-feira (11) e contou com a participação do diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, que destacou o trabalho institucional que vem sendo realizado no sentido de  ampliar o oferecimento do ensino profissionalizante, ensino médio e superior nos estabelecimentos prisionais.  “Quando em liberdade, os internos terão novas oportunidades para ingressar no mercado de trabalho e poderão colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo do curso ”, disse. DSC0564(Copy)

Durante o evento, o juiz da Vara Criminal da Comarca de Nova Andradina, José Henrique Kaster Franco, ressaltou que a capacitação representa uma nova alternativa de vida aos custodiados. "Ao invés de apenas puni-los, está se proporcionando uma nova profissão para que fora do presídio possam reverter seus trabalhos no meio social em que viverão, para uma vida de bem”, declarou.

 Para o diretor do presídio, Jorge Leandro dos Santos, a capacitação também contribui para a valorização do reeducando, o qual tem condições de cumprir sua pena com mais dignidade. "Terá qualificação para o retorno ao seio social, evitando-se, ou ao menos diminuindo-se, eventuais chances de voltar a delinquir”, conclui.

Também participaram da solenidade, representantes do Senai, promotor da 3ª Promotoria de Justiça de Nova Andradina,  Fabrício Secafen Mingati, defensor público, . Edson Cardoso, presidente dos conselhos, Municipal de Segurança e da Comunidade, Jorge Ary Proença e Manoel Douglas Paschoaletto, respectivamente e o diretor de Operações da Agepen, Reginaldo Regis, alem agentes da unidade prisional.

Colaboração e fotos: Émerson Dantas, do Jornal da Nova.

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.