Nova Andradina (MS) – Internos do Estabelecimento Penal Masculino do Regime Fechado de Nova Andradina (EPMNA) concluíram o curso de e soldador industrial, oferecido por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, com o apoio dos conselhos locais de Segurança e da Comunidade.
As aulas foram ministradas dentro da unidade , com a participação de 10 custodiados. Além deles, outros 19 ingressaram no novo curso que começou a ser ministrado na unidade: o de eletricista de automóvel.
A solenidade de certificação foi realizada na última sexta-feira (11) e contou com a participação do diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, que destacou o trabalho institucional que vem sendo realizado no sentido de ampliar o oferecimento do ensino profissionalizante, ensino médio e superior nos estabelecimentos prisionais. “Quando em liberdade, os internos terão novas oportunidades para ingressar no mercado de trabalho e poderão colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo do curso ”, disse.
Durante o evento, o juiz da Vara Criminal da Comarca de Nova Andradina, José Henrique Kaster Franco, ressaltou que a capacitação representa uma nova alternativa de vida aos custodiados. “Ao invés de apenas puni-los, está se proporcionando uma nova profissão para que fora do presídio possam reverter seus trabalhos no meio social em que viverão, para uma vida de bem”, declarou.
Também participaram da solenidade, representantes do Senai, promotor da 3ª Promotoria de Justiça de Nova Andradina, Fabrício Secafen Mingati, defensor público, . Edson Cardoso, presidente dos conselhos, Municipal de Segurança e da Comunidade, Jorge Ary Proença e Manoel Douglas Paschoaletto, respectivamente e o diretor de Operações da Agepen, Reginaldo Regis, alem agentes da unidade prisional.
Colaboração e fotos: Émerson Dantas, do Jornal da Nova.