Campo Grande (MS) – “Hoje a escola está diferente, mais bonita, dá gosto de ver”. Foram com essas palavras que a senhora Sandra Cristina Fonseca, 54, que tem uma neta de nove anos que estuda no local, relatou sua impressão ao ver a Escola Estadual José Ferreira Barbosa completamente reformada.
A reforma foi possível graças ao projeto do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) “Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade”, que utiliza a mão de obra de presidiários para revitalizar escolas estaduais, e que gerou ao Estado uma economia de aproximadamente R$ 380 mil na reforma desse prédio.
Para a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola Motta, a inauguração da reforma dessa escola é um grande momento para a educação de MS. “Nós estamos presenciando aqui um grande momento para a educação do Estado, agora os alunos terão condições melhores de aprendizado, os professores vão ter melhores condições de trabalho e com isso toda a comunidade escolar ganha”, destacou.
Após as obras, a escola, que possui 546 alunos em três turnos de ensino, possui agora refeitório coberto, salas reformadas, novas instalações elétricas e hidráulicas, nova pintura, rampas de acessibilidade e banheiros adaptados e uma quadra para os alunos praticarem atividades esportivas.
A aluna do 6° ano, Bianca Barros, 11, e que há cinco anos estuda no local, disse que agora a escola está mais bonita e melhor para estudar. “Antes, era tudo feito, mas agora está bonito, tudo novo, sala de informática novinha e tem até quadra pra poder jogar”, disse a aluna com um sorriso no rosto.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Babosa afirmou que mais do que a reforma da escola, essa obra marca a recuperação de muitas vidas. “Essa é uma obra de ressocialização que marca a recuperação da vida dos detentos que aqui trabalharam, e que isso sirva de exemplo para outros estados do Brasil”.
Idealizador do projeto, o juiz da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande, Albino Coimbra Neto, destacou que a reforma dessa escola servirá de ajuda para que os alunos tenham um futuro melhor. “Hoje vemos aqui que a felicidade deles é a quadra de esportes, mas sem dúvida alguma, no futuro a felicidade de todos será a vida digna que eles terão”.
Com mais essa reforma, a economia do Governo do Estado com a reforma de prédios escolares já passa dos R$ 2 milhões. Em apenas três anos de projeto, outras cinco escolas estaduais foram totalmente reformadas, beneficiando no total mais de 4 mil alunos da rede pública de ensino em todo o Estado.
Participaram da solenidade o presidente do TJMS, desembargador João Maria Lós, o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa, o diretor do centro penal agroindustrial da Gameleira, Tarley Cândido Barbosa e o diretor da escola, Mariomar Rezende, além de demais autoridades civis e militares.
Texto: Leandro Ferreira | Sejusp
Fotos: João Garrigó