Para atualizar o sistema de informações penais em nível nacional e destacar a importância da coleta de dados prisionais, ocorreu, nos dias 16 e 17 de maio, em Brasília, o 1º Encontro Nacional dos Gestores do Sistema Nacional de Informações Penais (Sisdepen). Promovido pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), o evento teve como objetivo compartilhar conhecimentos, trocar experiências e fortalecer a rede de profissionais dedicados à gestão penitenciária.
Mato Grosso do Sul esteve representado no evento pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), por meio do policial penal Loirdes Benedito de Oliveira, que atua como gestor do Sisdepen no estado.
O representante de MS destacou que o sistema nacional é uma ferramenta de coleta de dados do sistema penitenciário brasileiro concentrando informações sobre estabelecimentos penais a população carcerária. Ao final de cada ciclo de seis meses dados estatísticos são extraídos desse sistema e sintetizados em painéis de dinâmicos a fim de tornar a visualização mais interativa e ágil.
“Trabalhamos diretamente com segurança, gestão de informações pessoais e estatísticas prisionais, que são a base para alinhar todas as atividades da do gestão prisional. Com esses dados, pode-se planejar, de maneira assertiva, projetos de ressocialização, programas de capacitação, distribuição de trabalho, além de acompanhar o progresso do sistema penitenciário”, pontuou De Oliveira.
Texto: Keila Oliveira/Agepen
Fotos: Divulgação Senappen.