Campo Grande (MS) – Com o objetivo de discutir demandas e buscar soluções conjuntas, a Agência Estadual de Administração o Sistema Penitenciário (Agepen) adotou recentemente como política administrativa a realização de reuniões regionalizadas com diretores de presídios e autoridades de diversos órgãos ligados ao sistema prisional.
Segundo o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, idealizador da iniciativa, além de facilitar o deslocamento dos envolvidos, a medida permite que ideias sejam compartilhadas e facilita a execução de medidas necessárias. “Com essa estratégia, pretendemos também atender à política administrativa de economicidade adotada pelo Governo do Estado, já que concentramos os encontros em distâncias menores a serem percorridas, ao mesmo tempo em que conseguimos agilizar a tomada de decisões e providências”, comenta. “Nossa intenção é melhorar, com eficiência, eficácia e efetividade, as deficiência encontradas no ambiente prisional do Estado”, completa.
Para isso, explica o dirigente, a agência penitenciária dividiu os encontros em quatro grandes polos, que são eles: Região Centro-Norte, abrangendo todos os presídios e patronatos de Campo Grande, São Gabriel do Oeste e Coxim; Região do Bolsão, referente às unidades de Três Lagoas, Bataguassu, Cassilândia e Paranaíba; Região do Pantanais, envolvendo Corumbá, Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti e Jardim; e Região da Grande Dourados: que compreende às cidades de Amambai, Ponta Porã, Nova Andradina, Rio Brilhante, Naviraí, Jateí e Dourados.
A primeira reunião regional foi realizada em novembro, na cidade de Três Lagoas, envolvendo assuntos referentes às unidades da região do Bolsão. As autoridades que não puderam se fazer presentes tiveram o direito de enviar à direção da Agepen as considerações pertinentes.
Durante o encontro, foram discutidas questões referentes à segurança nos presídios, cumprimento de alvarás de soltura, práticas para reduzir gastos, padronização de procedimentos, entre outros temas.
A reunião foi dividida em dois momentos: no primeiro com a participação dos representantes de todas as instituições envolvidas, e no segundo apenas entre os diretores da Agepen, dirigentes de presídios e representantes da Secretaria de Justiça e Segurança Pública e do Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária.
De acordo com a direção da Agepen, as reuniões regionais serão periódicas, já estando sendo definida a programação para o ano que vem.